Voltar 19 de Janeiro de 2022

LUTA DO SINTERO – Governo do Estado confirma pagamento da segunda parcela do abono do Fundeb

Como resultado da luta do Sintero os trabalhadores em educação estaduais vão receber junto com o salário de janeiro a segunda parcela do abono do Fundeb. O pagamento do abono a mais de 17 mil trabalhadores em educação, professores e técnicos educacionais, foi confirmado através de informações da Seduc publicadas pelo setor de comunicação do governo do Estado.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, em nome de toda a diretoria do sindicato, parabeniza os trabalhadores e as trabalhadoras em educação pela conquista e por confiar na luta sindical. “Nós sabemos que o rateio das sobras do Fundeb em forma de abono é legal e necessário para a valorização dos profissionais da educação. Mas nem sempre os governos entendem essa necessidade e o pagamento do abono só acontece como resultado da luta do sindicato”, disse a sindicalista.

Conforme é do conhecimento da categoria, o pagamento do abono tem caráter excepcional e só acontece devido à existência de sobras dos recursos do Fundeb que deveriam ter sido totalmente utilizados em pagamento de salários da educação no ano de 2021 e à luta do Sintero para que o valor fosse rateado em forma de abono. Também como destacou o governo do estado o abono é uma verba remuneratória que tem incidência de Imposto de Renda e não sofre contribuição previdenciária.

Terão direito à segunda parcela do abono os profissionais da Educação Básica: docentes, profissionais no exercício de funções de suporte pedagógico direto à docência, de direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional, coordenação e assessoramento pedagógico, e profissionais de funções de apoio técnico, administrativo ou operacional, em efetivo exercício nas redes de ensino de educação básica com matrícula ativa em efetivo exercício.

O valor individual será proporcional à jornada de trabalho, calculada com base na carga horária do profissional e no número de meses em que esteve presente na folha de pagamento da Seduc durante o ano de 2021, podendo chegar aos seguintes valores:

ABONO SALARIAL – 2ª PARCELA

Carga Horária                                           Abono

65h (40h + 25h)       ..................     R$ 3.769,92

60h (40h + 20h)       ..................     R$ 3.479,92

45h (20h + 25h)       ..................     R$ 2.609,94

40h .........................................       R$ 2.319,95

25h .........................................       R$ 1.449,97

20h .........................................       R$ 1.159,97

(Valor máximo: 12 meses trabalhados)

Ao parabenizar os trabalhadores em educação pela conquista, a Diretoria do Sintero reafirma o compromisso de continuar lutando em defesa dos direitos e dos interesses da categoria. “Vencemos essa luta e já iniciamos as próximas. Neste momento estamos lutando pela manutenção do piso do magistério, pela valorização dos técnicos educacionais, pela valorização dos aposentados, e pela melhoria da qualidade do ensino em Rondônia”, finalizou a presidente do Sintero, Lionilda Simão.

• Maria Ninete Garcia Machado
    04 de Abril de 2022

Gostaria de saber o porque ainda não foi pago a diferença que ficou faltando da isonomia dos técnicos do ex território

Sintero
    Resposta do Sintero
    04 de Agosto de 2022

Para obter informações mais detalhadas entre em contato pelos números disponíveis em https://sintero.org.br/page/diretoria

• Neusair Nunes Cavalheiro
    28 de Janeiro de 2022

Nessa matéria diz que a segunda parcela do abono seria pago com o salário de janeiro. Porém, isso ainda não ocorreu. O Sintero tem alguma informação sobre isso?

• Carlos Roberto Cardoso Dantas
    28 de Janeiro de 2022

A segunda parcela do abono e verdade que vai sai no pagamento de janeiro. Porque eu recebe só o salário

• Carlos Roberto Cardoso Dantas
    28 de Janeiro de 2022

O abono da segunda parcela e verdade pós se e Eu só recebe o meu salário

• Paulo Barbalho de Lima
    25 de Janeiro de 2022

Precisamos que o Sintero interceda junto a Seduc para que seja paga as Licenças Prêmio em Pecúnia de nós Professores Aposentados. Montamos o processo se encontra no RH da Seduc para pagamento e até agora não recebemos. Nos ajudem Sintero/

• Edegar
    21 de Janeiro de 2022

Alguém já sabe qual será o valor dos Técnicos Educacionais???

• Messiele Nunes Miranda
    21 de Janeiro de 2022

Aqui na minha cidade nós serviçais não recebeu só os professores . Disseram que a lei é válida a partir de 2022 e nós ñ estava incluso em 2021 . Isso foi dito pelo prefeito e a secretária da educação.

• Osiel Damasceno Da Silva
    21 de Janeiro de 2022

Bom dia gostaria de saber se os técnicos vão receber ou não está segunda parcela?

• Maria clara cruz dos santos
    20 de Janeiro de 2022

Por isso sempre acreditei nas organizacões sociais como os sindicatos das categorias de trabalhadores. Sou sindicalizada! A luta é de todos nós. Parabéns Sintero!

• Jandira Davis de Lima Santos
    19 de Janeiro de 2022

Olá, Estive na escola até 30 de setembro,(na função de vice-diretora da escola ) dia em que foi publicada em Diário Oficial minha aposentadoria; não recebi nada de abono, não teria direito de receber proporcional aos 9 meses que estive na ativa? Acredito que assim como eu tem muitos profissionais no Estado de Rondônia. Alguém ai como eu? Aguardamos resposta do nosso sindicato/Sintero. att.Jandira

Sintero
    Resposta do Sintero
    23 de Março de 2022

Procure a Sede Administrativa ou Sedes Regionais para obter informações mais detalhadas.

• Miraldo Pinto Pereira
    19 de Janeiro de 2022

Boa tarde! O que o governo está esperando para pagar as precatórias? Fiz pedido de pagamento por antecipação de idade, mas até o momento não foi realizado o referido. Ou seja, já está com cinco ou seis meses e até agora nada. O que o Sintero está fazendo a respeito, para que seja concretizado o pagamento?