Voltar 16 de Setembro de 2023

Manifestação do Sintero sobre o afastamento do presidente do Singeperon

O Sintero vem a público manifestar repúdio diante da postura antidemocrática adotada por parte da diretoria do Sindicato dos Policiais Penais e Agentes de Segurança Socioeducativos do Estado de Rondônia (Singeperon), que decidiu afastar o presidente da entidade, Clebes Dias.

Eleito democraticamente através de eleição sindical, Clebes Dias foi escolhido para estar à frente do sindicato e por responder legalmente pela categoria. Este foi o desejo de cada filiado e filiada que depositou o voto ao sindicalista e são eles os verdadeiros responsáveis por definir o rumo do sindicato.

Apesar da Diretoria Administrativa afirmar que a ação unilateral e arbitrária praticada possui legalidade no estatuto da entidade, o Sintero ressalta que os princípios da transparência, liberdade e da soberania da categoria devem estar acima de qualquer impasse. Em tese, as organizações sindicais devem ser referências quando nos referimos a resolução de conflitos, a defesa de direitos e, principalmente, em deliberações coletivas, pois o sindicato é composto por uma unidade coletiva e não por um grupo seleto.

Diante disso, o Sintero manifesta apoio ao companheiro Clebes Dias e reivindica o seu retorno à posição de presidente do sindicato. Também pede respeito, sobretudo, ao resultado da eleição sindical no qual definiu toda a direção da entidade, para que transtornos como este não voltem acontecer.