Voltar 27 de Janeiro de 2022

MEC oficializa pagamento do Piso do Magistério

Por meio das redes sociais o presidente, Jair Bolsonaro, anunciou que atualizará o Piso do Magistério no percentual de 33,24%, conforme defendido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A decisão tomada aconteceu mediante grande pressão da categoria e inclusive encaminhamento para judicialização por parte da CNTE.

Portanto, o piso salarial dos profissionais do Magistério em 2022 passará de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,34.

Em nota, o Ministério da Educação pontuou que após aprovação do novo Fundeb se faz necessário atualizar a Lei nº 11.738/2008, mas que manterão o critério descrito na legislação para aplicar o reajuste do ano de 2022. “A definição do valor acontece após estudo técnico e jurídico do MEC que analisou a matéria e permitiu a manutenção do critério previsto na atual Lei 11.738 de 2008”.

“Queremos ressaltar que o Piso é uma conquista da luta dos profissionais do Magistério, assegurado ainda em 2008. Apesar de grandes ataques, a Educação pública segue em alerta, para preservar o cumprimento deste direito”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.

• Marta
    18 de Fevereiro de 2022

E como vai ficar a valorização dos técnicos ? O governo tem a coragem de dizer que esses 2% da progressão é uma valorização salarial , misericórdia gente, tantos anos sem aumento de salário e reajustar 2% . Eu preciso saber o que o sintero fará sobre isso?

• Maria Cacilda de Campos
    01 de Fevereiro de 2022

Como fica o salário dos aposentados,teremos reajuste também?

15 de Fevereiro de 2022

Sim, terão!

• Patrícia
    30 de Janeiro de 2022

Mesmo anunciando o piso o MEC ainda deve fazer uma portaria?? Prefeitos alegam só dar o piso quando de fato sair uma portaria!

• Rosângela de Paula Silva
    29 de Janeiro de 2022

Bom dia Os inativos também estão dentro desse aumento do piso do magistério? Obrigada pela resposta

15 de Fevereiro de 2022

Estão sim

• Eva De Souza Pereira
    28 de Janeiro de 2022

Parabéns pelo empenho dos Representantes Sindicais bem como aos demais Colaboradores nessa Ação. E outras Ações que estão em Pauta necessitando do Apoio, empenho e Atenção de todos os nossos Representantes Políticos. Parabéns ao nosso Presidente Jair Bolsonaro e a todos ( as ) que participaram nessa Ação Reivindicativa .

• Lindomar
    27 de Janeiro de 2022

Quero vê qdo que governo devolverá o dinheiro d progressão resto d fundeb e tbem ferias; sintero tem algum posionamento qto a esses itens ?

• Osiel Damasceno Da Silva
    27 de Janeiro de 2022

Aguardando os será dado aos técnicos pois dinheiro tem, se não tivesse na colocaria segurança armada nas escolas

• EDILSON MARTINS
    27 de Janeiro de 2022

Queremos agora se o governo do Estado de Rondônia irá cumprir a legislação federal. Particularmente eu só acredito vendo.

• Agnaldo júnior
    27 de Janeiro de 2022

O problema é que nesse país as leis Não servem p. Favorecer os trabalhadores.Pintam e bordam com a classe.Se o piso é lei e Não é respeitado, em quem acreditar?

• Valdeir l p
    27 de Janeiro de 2022

Parabéns a nossa luta na educação ,e tbm tem os meus parabéns ao nosso amido presidente da República que reconheceu a luta dos educadores ?

• MATILDE PARO
    27 de Janeiro de 2022

SOBRE O AUMENTO DO PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO, OS APOSENTADOS TAMBÉM VÂO RECEBER.

23 de Março de 2022

Sim, os que tiverem paridade e integralidade.