Voltar 18 de Agosto de 2023

Mulheres da Educação de Rondônia participam da Marcha das Margaridas em Brasília

Mulheres trabalhadoras em Educação participaram da tradicional Marcha das Margaridas que aconteceu nos dias 15 e 16 de agosto em Brasília. Neste ano, a atividade teve como lema “Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”.

A edição de 2023 possui como principais reivindicações a ampliação das pautas por políticas públicas de inclusão social às mulheres e conquista de direitos trabalhistas, incluindo mais ações para combate à violência familiar e doméstica contra a mulher, principalmente o feminicídio.

A programação da 7ª edição da Marcha das Margaridas contou com realização de oficinas temáticas, painéis, plenárias e com a tradicional caminhada que reuniu mais de 100 mil mulheres. No Congresso Nacional, as mulheres foram recebidas por parlamentares, ministros e pelo presidente Lula, que fez um discurso e recebeu o documento com as pautas entregues pelas margaridas.

A escolha do nome Marcha das Margaridas trata-se de uma homenagem à Margarida Maria Alves, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Ela foi assassinada em 12 de agosto de 1983, a mando de latifundiários da região. Por mais de dez anos à frente do sindicato, Margarida lutou pelo fim da violência no campo, por direitos trabalhistas como respeito aos horários de trabalho, carteira assinada, 13º salário, férias remuneradas.

VEJA AS FOTOS ABAIXO: