Na última sexta-feira (12/09), mulheres de diferentes municípios de Rondônia participaram da 1ª Marcha das Mulheres Negras por reparação e bem-viver, que percorreu diversas vias até a Praça das Três Caixas D’Água, em Porto Velho. O ato teve como objetivo dar visibilidade às mulheres negras, lutar por seus direitos e denunciar o racismo estrutural que ainda persiste no estado.
Para Rosa Negra, diretora de Gênero e Etnia do SINTERO e coordenadora da marcha, a mobilização representa uma ação por reparação histórica, igualdade, direitos básicos, respeito e dignidade às mulheres negras.
“Viemos às ruas lutar por justiça e pela vida. No Brasil, a cada 23 minutos, uma jovem ou um jovem negro é vítima da violência. Queremos espaços de poder, diálogo com autoridades e ações concretas para proteger nossas famílias e nossas comunidades”, destacou Rosa Negra.
A marcha deixou claro que resistência é ação concreta: é ocupar espaços, é levantar a voz e não se calar diante das injustiças. Em cada passo da marcha, as mulheres negras de Rondônia mostraram seu compromisso com justiça, visibilidade e vida, provando a força de sua presença e a determinação de continuar a luta.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID