Voltar 15 de Março de 2022

Mulheres reivindicam criação de Rede de Enfrentamento contra a violência de gênero durante audiência pública


O Sintero participou da audiência pública com o tema “Pela Vida das Mulheres: Por justiça e Segurança Eficaz”, realizada na quarta-feira (10/03), na Assembleia Legislativa de Rondônia. A proposição foi feita pelo deputado estadual, Lazinho da Fetagro, a partir da reivindicação feita pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM). 

Estiveram presentes na audiência a presidenta do Sintero, Lionilda Simão, o secretário-adjunto Sesdec, Del Hélio Gomes Ferreira, a promotora do MP/RO, Flávia Barbosa, a defensora pública, Denise Luci Castanheira, o deputado estadual, Ribamar Araújo, a coordenadora estadual do MNU/RO e secretária de gênero e etnia do Sintero, Rosa Negra, além de representantes de movimentos sociais e demais instituições públicas.

Durante o evento, a presidenta do CEDM, Sandreia Costa, apresentou um dossiê com dados da violência contra as mulheres de Rondônia, detalhando os principais desafios que impedem avanços no enfrentamento e diminuição de agressões físicas, patrimoniais, psicológicas, feminicídios, e demais formas de violência. Na apresentação, ela evidenciou que os problemas ocasionados pela falta de estrutura e capacitação de profissionais são os principais obstáculos enfrentados pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) nos municípios de Rondônia.

A secretária de Gênero e Etnia do Sintero também fez críticas aos índices de feminicídio e estupros em Rondônia. Para ela é um absurdo que o Estado esteja nas piores posições no ranking entre Estados que oferecem melhores condições de vida para as mulheres. Rosa Negra reivindicou a criação de uma rede de enfrentamento à violência contra as mulheres com o desenvolvimento de estratégias de prevenção e responsabilização dos agressores, que sejam mais eficazes e que tenham efeitos práticos.

Lionilda Simão ressaltou que o dossiê apresentado pela CEDM deve ser utilizado como documento norteador das políticas adotadas pelo Governo do Estado. Ela destacou ainda que é urgente o desenvolvimento de ações que promovam o empoderamento feminino com o incentivo à ocupação de mulheres nos espaços de poder.

“Estamos reivindicando através desta Casa de Leis mais ações de assistência e justiça às mulheres. Todos os anos, os índices divulgados colocam o Estado como um local perigoso para as mulheres. Então, reivindicamos a criação de políticas públicas que preservem a vida de todas as mulheres rondonienses”, disse Rosa Negra, secretária de Gênero e Etnia do Sintero.

VEJA AS FOTOS NO LINK ABAIXO:

https://sintero.org.br/eventos/audiencia-publica-pela-vida-das-mulheres-por-justica-e-seguranca-eficaz/161/1


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE