Voltar 24 de Fevereiro de 2022

NEGOCIAÇÃO: Equipe do Governo garante implantação do Piso do Magistério, mas não define data de implantação e nem apresenta políticas de valorização aos técnicos educacionais


A Direção do Sintero reuniu-se nesta quinta-feira (24/02), com a Casa Civil, Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), para discutir a pauta de valorização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. 

A presidenta do Sintero, Lionilda Simão, iniciou a reunião relembrando que a pauta da categoria foi protocolada em agosto de 2021. Ela pontuou que há uma enorme expectativa da categoria em relação a audiência, uma vez que os trabalhadores e trabalhadoras em educação iniciaram o ano letivo sem proposta de valorização, em especial os técnicos e técnicas educacionais, que sofrem com a defasagem salarial desde 2018, quando houve o último reajuste. Ela destacou que o percentual do Piso do Magistério de 2022 foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em 33,24% e que as determinações da Lei Federal nº 11.738/2008 devem ser respeitadas.

A audiência foi coordenada pelo Secretário-chefe da Casa Civil, José Gonçalves da Silva Junior. Também contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda Abreu. De acordo com os representantes do Governo, o Piso do Magistério encontra-se na fase de cálculos. Entretanto, não houve posicionamento oficial sobre uma possível data para atualização deste direito. 

Em relação aos técnicos e técnicas educacionais, o secretário da Casa Civil disse que estão elaborando um estudo para averiguar se há possibilidade de aplicar um percentual no vencimento desses profissionais e caso não for possível em função da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/200) irão procurar outras alternativas para esta valorização. Na oportunidade, garantiu que até o final de março apresentaria uma proposta ao sindicato. 

A Direção do Sintero manifestou preocupação diante do prazo proposto, uma vez que a legislação vigente proíbe concessão de aumento salarial durante os seis meses que antecedem o período eleitoral. A presidenta do Sintero fez solicitação para que os técnicos/as sejam valorizados e requereu maior empenho no atendimento da pauta, que vem se arrastando sem respostas. Lionilda insistiu que em razão da urgência houvesse antecipação da nova audiência para o dia 10 de março e foi atendida. A presidenta do Sintero destacou que é indispensável a apresentação dos impactos financeiros e previsão de data oficial para atendimento das pautas nesta reunião. 

Após a audiência, o Sintero realizou reunião com todo Sistema Diretivo e foi  definido a seguinte deliberação: assembleias nas 11 Regionais no dia 08/03, para apresentar o resultado da negociação e conjuntamente com todos os trabalhadores, deliberar os próximos passos, caso não haja um avanço na audiência do dia 10/03/2022. 

Também estiveram presentes na reunião, a presidenta do Sinprof, Elessandra Reis e o Secretário-Geral Joelson Chaves. 

“Através de muita insistência garantimos a antecipação de uma nova audiência.  Nosso pedido é para que o Governo de Rondônia acelere a burocracia e cumpra com o compromisso firmado com os trabalhadores e trabalhadoras em educação”, disse Lionilda Simão.



14 Comentários

  • Aguinaldo
    03 de Março de 2022

    Este é o governo do qual seu representante maior caminha a passos largos para a reeleição. Votem nele trabalhadores e trabalhadoras.E ele terá só mais quatro anos para pensar em uma maneira de vos valorizar. tô fora.

  • tlgg@gmail.com
    03 de Março de 2022

    Greve já

  • Carlson Lima
    28 de Fevereiro de 2022

    Te devo, vou te pagar, só não sei quando. Kkkkkkk.

  • SELMA JESUS DE SOUZA
    26 de Fevereiro de 2022

    Se não tiver a implantação do piso salarial do magistério neste pagamento de março vamos reunirem e trabalhar para boicotar as eleições destes políticos falsos e mentiroso que só pensa em se próprio

  • maracy
    26 de Fevereiro de 2022

    O estado vai enrolar e nao vai pagar é ninguem. Pode ter certeza .como sempre. Agora se.fosse pra tirar ja estava descontado a tempo. Isso é foda. Sai governo entra governo e é a mesma bosta.

  • Carlson Lima
    25 de Fevereiro de 2022

    Garantir a implantação do piso e não definir data para pagamento é o mesmo que deixar em duvida a própria garantia. Postergar esse reajuste só favorecem dois times: Leão (IRPF) que vai tomar quase 30% do montante no contracheque do servidor e o IPERON que vai morder a outra parte. Falando em miúdos, se o servidor pegar 3 mil reais, IRPF e IPERON ficam com 1.200 reais e quem perde é o servidor.

  • Clayton
    25 de Fevereiro de 2022

    Em ano eleitoral os políticos quase sempre deixam os reajustes para a última hora, o mais próximo às eleições possível

  • ilso da silva
    25 de Fevereiro de 2022

    como ficarao os aposentados.vao ter rejuste.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    23 de Março de 2022

    Sim, os que tiverem paridade e integralidade.

  • Fred
    25 de Fevereiro de 2022

    Agora é esperar a boa vontade desse povo aí ?? Se fosse pra aumentar o salário deles seria na calada da noite kkk

  • sebastiao bento da silva
    24 de Fevereiro de 2022

    Estado, vejo que terminará o período para negociar e ficaremos a ver navios, estou decepcionado com esse governo que está nos enrolando até se esgotar tempo que temos pra mim já chega, basta estou triste com o desfecho desta conversa....

  • sebastiao bento da silva
    24 de Fevereiro de 2022

    Gente ontem eu participei de uma assembleia na regional Estanho, onde fui informado que já estaria tudo certo me falaram até os percentuais que seriam implantados para os professores e técnicos (as) educacionais e hoje vejo que aquilo que eu ouvi lá no Sintero era tudo história fiada! com que cara chego lá na escola amanhã? Com essa noticia que não temos nada nem promessa da parte do governo do

  • JONAS CLAUDIO SCHULZ
    24 de Fevereiro de 2022

    Boa noite Quero ver vcs do SINTERO lutar para conseguirmos o Piso Salarial dos Técnicos.

  • Gertrudes
    24 de Fevereiro de 2022

    Greve! Greve!

  • Zélia Vieira lopes
    24 de Fevereiro de 2022

    Como sempre os técnicos ficam pra depois meu vencimento e mil reais está duzentos e dose reais abaixo do salário mínimo isso é uma vergonha

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE