Voltar 07 de Abril de 2021

Nota de agradecimento


O Sintero vem a público manifestar agradecimento aos membros da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), que deliberaram em favor do arquivamento do Projeto de Lei nº 947/2021 que estabelecia o retorno das atividades educacionais presenciais e o caracterizava como atividades essenciais à população. A matéria teve como relator, o deputado Ismael Crispin (PSB), que emitiu parecer pelo arquivamento, argumentando que a ação baseia-se em defesa da vida dos rondonienses. Os demais parlamentares optaram por seguir o relatório do deputado e, então, o Projeto foi barrado na Comissão de Educação da ALE/RO.

A propositura do deputado Eyder Brasil (PSL) foi duramente criticada pelo Sintero e pelos trabalhadores em educação, pois não levava em consideração o atual período de calamidade pública provocado pela pandemia da Covid-19, principalmente no Estado de Rondônia, onde há o agravamento e total descontrole no número de contaminação e óbitos pelo vírus.

Além disso, o projeto ignorava as recomendações científicas e sanitárias, visto que viabilizava a grande circulação de pessoas, afrouxava as medidas de isolamento social e representava ameaça à vida de toda a comunidade escolar, podendo contribuir para um possível colapso no sistema de saúde do Estado, que já sofre com a superlotação e falta de leitos de UTI.

Em suas manifestações públicas, o Sintero sempre posicionou-se contrário ao retorno precipitado das atividades presenciais, apontando diversos exemplos no país e mundo, onde a ação contribuiu para uma nova onda de incidência da Covid-19. Também ressaltou que as escolas de Rondônia, em sua maioria, não possuem estrutura mínima necessária para garantir o distanciamento social e para seguir os protocolos sanitários com rigidez. 

Diante de tal arquivamento, o  Sintero parabeniza aos parlamentares que impediram o retorno presencial e optaram pela preservação da vida, atuando em conjunto com a ciência e contra o obscurantismo.

O Sintero reafirma seu posicionamento contrário ao retorno das aulas presenciais até que haja vacinação em massa, com prioridade aos trabalhadores em educação. O sindicato compreende as limitações do ensino remoto que, sobretudo, não substitui a figura do professor e evidencia as desigualdades sociais. Porém, acredita que no momento, a manutenção do isolamento social seja a melhor alternativa para impedir que mais vazios e dor invadam os lares dos rondonienses em decorrência do vírus.

Sintero, em defesa da Educação Pública e da vida!

 


1 Comentários

  • Taís Venâncio Mattos
    07 de Abril de 2021

    sim, supondo que tenha vacinação em massa para os professores e os alunos??? tbm nao sao importantes? se os professores tomar a vacina os alunos tbm tem que tomar.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    14 de Abril de 2021

    Vacinação para todos!

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE