Voltar 15 de Dezembro de 2020

Nota de Repúdio


O Sintero, através da Secretaria de Gênero e Etnia, vem a público manifestar repúdio diante do comportamento do deputado estadual José Geraldo Santos Alves Pinheiro, popularmente conhecido como Geraldo da Rondônia, que agrediu, assediou e desferiu xingamentos à bailarina Bárbara Knightz, enquanto ela trabalhava em uma casa de eventos em Ariquemes.

De acordo com a vítima, a agressão ocorreu após ela se negar a dançar ao lado do deputado por alguns minutos em troca de dinheiro. Ao final do evento, Geraldo partiu para cima da vítima e tentou dar um tapa em seu rosto, o que fez a dançarina se esquivar rapidamente e desviar o golpe para seu braço.

Após denunciar o fato, Bárbara tem sido alvo de comentários e julgamentos machistas em suas redes sociais, onde pessoas tentam transferir a culpa do agressor, argumentando que a mesma propiciou o ato devido o modo em que se veste e o trabalho que realiza.

Infelizmente, a dançarina entra para as estatísticas do país, que em 2019 revelou que a cada dois minutos, uma mulher sofre agressões machistas. Os dados do anuário Brasileiro de Segurança Pública revelaram ainda que houve um aumento de 7,1% nos casos de feminicídio no Brasil. Os tristes índices se repetem em Rondônia, que ocupa a oitava posição no ranking de homicídios de mulheres em relação aos demais Estados brasileiros.

O Sintero repudia com veemência a atitude do deputado e ressalta ser inadmissível que a violência física e moral contra a mulher seja reproduzida por aqueles que ocupam altos espaços de poder, quando os mesmos deveriam utilizar sua influência para combatê-las. A violência sofrida pela dançarina é a mesma que atinge milhares de brasileiras dentro de suas casas, nas ruas e no transporte público. Não podemos adimitir que essa postura passe despercebida e seja esquecida. Por isso, o Sintero ressalta a necessidade de uma investigação e apuração do fato e a possível penalização do responsável. Assim, manifesta sua solidariedade à vítima e a parabeniza pela coragem em sua busca por justiça.

 


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE