Voltar 30 de Janeiro de 2022

NOTA DE REPÚDIO - À ATITUDE ANTISSINDICAL E ANTIDEMOCRÁTICA DO PREFEITO E DO VICE-PREFEITO DE JARU


Os Sindicatos Unidos vêm a público manifestar veemente repúdio ao prefeito de Jaru, João Gonçalves Silva Júnior (PSDB), ao vice-prefeito Jeverson Luiz de Lima (MDB), bem como aos vereadores que apoiam a administração municipal nos atos antissindicais, antidemocráticos e inconstitucionais que atentam contra a liberdade sindical e à liberdade individual dos servidores, e impedem a atuação legal do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Administração Direta, Fundações e Autarquias do Município de Jaru – Sindsmuj.

Em perseguição ao sindicato, aos seus dirigentes e aos servidores que buscam seus direitos, a administração municipal de Jaru, com o apoio dos vereadores, tem promovido alterações absurdas na legislação do município para extinguir direitos dos servidores e sepultar a atuação do sindicato que os defende, em consonância com a prática nefasta e arbitrária de proibir a entrada de dirigentes do sindicato em repartições públicas além de ameaçar e pressionar servidores que ousam discordar do autoritarismo implantado na prefeitura.

A Constituição Federal em seu artigo 8º garante aos servidores a liberdade de participar do sindicato e proíbe o poder público de praticar qualquer ato que represente algum tipo de interferência ou intervenção na organização sindical. A literatura jurídica e a jurisprudência pátria também vedam ao poder público a imposição de restrições para a criação ou funcionamento do sindicato, bem como a criação de dificuldades para que o servidor possa se filiar ou atuar no sindicato.

Além da Constituição Federal e da Constituição Estadual de Rondônia, a liberdade sindical também está expressamente prevista na Convenção 98 da Organização Internacional do Trabalho - OIT (art. 10, item 1), ratificada pelo Brasil por meio do Decreto 33.196/1953, e na Convenção 87, também da OIT.

Diante das arbitrariedades e do autoritarismo com que atua a administração municipal de Jaru, os Sindicatos Unidos, em apoio ao SINDSMUJ, conclamam aos servidores municipais e à sociedade para que não aceitem essa postura de nenhum gestor, principalmente daqueles que buscam o voto da população com a promessa de administrar com respeito ao povo trabalhador e à Constituição.

Outras providências também já estão sendo adotadas, como a denúncia dos atos antissindicais, antidemocráticos e inconstitucionais às centrais sindicais, aoo Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa, Congresso Nacional e à Organização Internacional do Trabalho – OIT.


3 Comentários

  • Carlson Lima
    01 de Fevereiro de 2022

    João Gonçalves Júnior guardem o nome e nas próximas eleições tirem o mesmo do poder.

  • Dandra
    30 de Janeiro de 2022

    Diante da situação confio nessa união sindicalistas e apoio aos funcionários; para q não se torne marionetes do poder vigente obg sindicalistas!!!

  • TITO FERREIRA PINTNETO
    30 de Janeiro de 2022

    Temos de combater sem recuo esses tipos de gestores públicos que pensam que estão em seus estabelecimentos privados. Vamos juntos denunciar essa prática autoritária de tentar lubridiar o povo.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE