Nota de Repúdio

O Sintero vem a público manifestar repúdio diante do comportamento do presidente Jair Bolsonaro, que frequentemente tem participado de atos populares na Esplanada dos Ministério, em Brasília, no qual manifestantes criticam o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso Nacional e afrontam a democracia.

Durante o ato público, os manifestantes, em sua maioria sem máscaras e sem respeitar o distanciamento social, gritam palavras de ordem contra o STF e o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia. Além disso, defendem o retorno do AI-5, ato institucional que endureceu a ditadura e autorizou uma série de medidas de exceção, permitindo o fechamento do Congresso, a cassação de mandatos parlamentares, intervenções do governo federal nos Estados, prisões ilegais e suspensão dos direitos políticos dos cidadãos sem necessidade de justificativa. Os manifestantes também incitam a violência contra os profissionais do jornalismo, por meio de palavras ofensivas e agressões físicas, como chutes e empurrões.

O sindicato também manifesta repúdio diante da manifestação do grupo bolsonarista "300 pelo Brasil", ocorrido no último sábado (30/05), na frente da sede do STF, em que os membros do grupo estavam mascarados e segurando tochas, reeditando a marcha da Ku Klux Klan, grupo supremacista estadunidense que ficou famoso por perseguir negros e que compartilha ideologia semelhante ao fascismo da Itália e ao nazismo da Alemanha. Com passos marcados, como soldados, os presentes no ato gritavam “ahu”, expressão que vem se tornando comum entre grupos de extrema-direita ao redor do mundo.

O Sintero repudia veementemente toda e qualquer manifestação antidemocrática e manifesta total reprovação a presença do presidente da República, eleito democraticamente, corroborando com práticas criminosas e violentas. Atos como este afrontam a Constituição Federal e não podem ser tolerados pelas Instituições Públicas e pela sociedade, assim como qualquer tipo de retrocesso em nosso país.