A Direção do Sintero em concordância com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) informa que irá aderir ao Dia de Mobilização Nacional da Educação, no dia 16 de março. Portanto, o sindicato suspende as caravanas das regionais e as assembleias simultâneas marcadas previamente para esta data, e convoca a categoria para fazer parte da nova programação que será realizada nos municípios sedes das regionais.
A mobilização encampada pela CNTE ocorrerá em diversas partes do país com intuito de reivindicar o cumprimento do Piso do Magistério de 2022, que foi reajustado em 33,24%; valorização dos técnicos e técnicas educacionais; cumprimento dos Planos Municipais e Estaduais da Educação; revogação do “Novo Ensino Médio”, entre outros. Por se tratar de pautas coletivas da categoria estadual e municipal, a direção do Sintero deliberou pela organização de um movimento unificado com participação de trabalhadores e trabalhadoras em educação de todos os municípios de Rondônia, com a realização de atividades elaboradas pelas respectivas regionais, a partir da realidade de cada localidade.
Toda a categoria deve estar engajada nas mobilizações, visto que, as atividades possuem como pauta central o atendimento do Plano de Valorização. Destaca-se que as negociações que referem-se à valorização salarial continuam em curso, mas sem avanços efetivos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O sindicato reitera preocupação quanto às determinações eleitorais, que podem ser utilizadas como impedimento no atendimento das reivindicações, principalmente, ao possível reajuste salarial dos técnicos/as, uma vez que, deve passar pelos trâmites burocráticos da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO).
As mobilizações regionais também funcionarão como movimentos de pressão ao Chefe do Executivo Estadual e Secretário de Estado da Educação que, apesar de não terem feito manifestação oficial ao sindicato, revelam em entrevistas e discursos públicos que tanto o Piso do Magistério quanto o reajuste dos demais funcionários da Educação serão efetivados.
O Sintero informa que a audiência adiada para o dia 16 de março foi confirmada pela Seduc e Casa Civil. Logo, é de suma importância que os trabalhadores e trabalhadoras estejam mobilizados nesta data. A Direção do Sintero orienta que as Regionais organizem as programações conforme orientações da CNTE.
“Todos os trabalhadores/as em educação devem participar das mobilizações desenvolvidas pelas Regionais do Sintero, pois nesta data estaremos fortalecendo a luta pelo atendimento do nosso Plano de Valorização nas esferas Municipais e Estadual”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.
Temos que fazer trabalhos sobre boicotar as polÃticas de reeleição destes mentiroso que só pensa neles próprios
E os municipais vão bem. Obrigada.
segundos postagens nas redes sociais, o DER tem um ato marcado para essa data 16/03. poderiam entrar em contato com o sindicato que representa esses trabalhadores e fazer algo em conjunto.
espero que um dia o salário dos técnico nÃvel 1 seja igual do nÃvel 2. o mesmo servico e ter essa desigualdade é revoltante um negócio desse.
Tamos juntos Sintero.
Tem que ir atrás é do governador pra cumprir a lei. O governo manda e os órgãos implantam. O sindicato está na inércia.
Graças a luta do Sintero, foi confirmada a atualização do Piso e reajuste dos técnicos.