Novo - Diário Eletrônico - da Seduc não funciona e prejudica trabalho nas escolas estaduais

O novo programa de computador adquirido pela Seduc e que deveria ter a função de aposentar definitivamente o velho diário escolar, trouxe mais problemas à administração das escolas estaduais e muitos prejuízos aos trabalhadores em educação e aos alunos.

Tudo isso porque o novo programa, chamado “Diário Eletrônico”, não funciona corretamente e foi mal programado, com a eliminação de campos importantes onde deveriam ser inseridas informações básicas sobre as atividades diárias nas escolas.

Reclamações oriundas das escolas em todo o Estado chegaram ao Sintero dando conta do problema, que mesmo após relatado à Seduc, não houve a busca de solução por parte do Governo do Estado.

Professores, supervisores e orientadores relatam que antes da imposição do novo “Diário Eletrônico” as escolas usavam um programa simples, porém eficiente e completo, que era compatível com a internet e com os equipamentos disponíveis nas escolas, e atendia perfeitamente às necessidades.

A Seduc, não se sabe o porquê, impôs a utilização de um novo programa totalmente incompatível, que vem prejudicando a administração das escolas.

De acordo com os trabalhadores em educação, a conexão de internet é lenta e a plataforma utilizada não comporta a quantidade de informações a ser inserida no sistema.

Os profissionais relatam que quando o Supervisor preenche e salva alguns campos, como os denominados “Previsão/dia/diário”, o sistema não salva as informações inseridas, fazendo com que o trabalho tenha que ser repetido toda vez que for iniciada uma nova sessão.

Outro problema criado pelo novo sistema, é que não possui campo para que o professor possa registrar suas avaliações (somativas e cumulativas) ao longo do Bimestre.

Os relatos de problemas vão além. O novo programa de computador não possui campo para o registro de frequência, para que o Orientador possa acompanhar diariamente a frequência dos alunos e as atividades avaliativas aplicadas em sala de aula.

Os trabalhadores em educação reclamam que a Seduc, apesar de exigir o uso do novo sistema, não dá o suporte necessário ao seu funcionamento e joga a culpa em outros fatores, como a velocidade da internet, sem, no entanto, buscar uma solução para o problema.

Cansados de reclamar sem ser ouvidos e antevendo sérios prejuízos aos registros escolares, os trabalhadores em educação de todo o Estado decidiram fazer um abaixo assinado relatando todos os problemas e encaminhá-lo à Seduc com cópias a outras autoridades como o Ministério Público e Conselho Estadual de Educação.

A direção do Sintero também já relatou os problemas diretamente ao secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, mas até agora não foi apresentada uma solução. Por isso o sindicato está apoiando a realização do abaixo assinado e estará ao lado dos trabalhadores em educação em todos os caminhos necessários para que o problema seja resolvido.

Acesse o Abaixo Assinado do Diário eletrônico

www.sintero.org.br/admin/documentos/33.pdf