Parecer da prestação de contas de 2019 é aprovado em reunião virtual pelo Sistema Diretivo do Sintero

Em virtude da situação de pandemia, causada pelo Covid-19,o Sistema Diretivo do Sintero realizou reunião extraordinária, por meio de videoconferência, nesta quinta-feira (30/04), para apreciação do Parecer da prestação de contas referente ao exercício de 2019. Neste ano, excepcionalmente, a deliberação ocorreu pelo meio virtual, devido as orientações do Decreto nº 24.871 e suas atualizações, que determina Estado de Calamidade Pública em Rondônia e proíbe aglomerações de qualquer natureza. Portanto, não sendo possível convocar uma assembleia geral para tal.

Prevista no Estatuto do sindicato, a apreciação do Balanço Financeiro e do Balanço Patrimonial deve ser realizada anualmente até o mês de abril. Também seguindo a legislação da entidade, a convocação foi feita através de edital, publicada em jornal de grande circulação. A ação é um instrumento necessário e eficaz para que os trabalhadores em educação tomem conhecimento e fiscalizem a destinação dos recursos oriundos dos filiados e filiadas.

Em seu pronunciamento, a presidente do Sintero, Lionilda Simão, fez um balanço das atividades realizadas no ano de 2019, destacando que os recursos da entidade são utilizados com responsabilidade em busca de fortalecer a luta sindical, em defesa dos direitos e conquistas da categoria. Além disso, pontuou que a atual gestão tem como principal pilar, proporcionar a transparência em suas ações.

Em seguida, foi apresentado o relatório final, revisado e aprovado pelo Conselho Fiscal da entidade. O documento foi disponibilizado para apreciação de todos os membros do Sistema Diretivo do Sintero, que aprovaram por unanimidade o texto.

Na reunião, foi proposto ao Sistema Diretivo que o relatório de prestação de contas seja homologado pela categoria posteriormente, na primeira assembleia realizada após encerramento do período de quarentena. Todos os membros aprovaram a proposta.

“Em respeito às medidas de isolamento social, não foi possível neste momento convocar a categoria e submeter a prestação de contas para aprovação. Porém, garantimos que assim que voltarmos à normalidade, ela será homologada pelos trabalhadores em educação, através de assembleia”, disse a presidente do Sintero, Lionilda Simão.