O Secretário de Assuntos Federais do Sintero, Nereu Jose Klosinski, participou nesta quarta-feira (09/12), da reunião de prestação de contas da Comissão Especial dos Ex-Territórios de Rondônia, Amapá e Roraima (CEEXT). O resultado do trabalho da Comissão, realizado no exercício de 2020, foi apresentado através de um relatório. Na oportunidade, foi constatado que não houve avanço significativo no corrente ano, pois algumas situações, como a dos servidores aposentados, continuam dependendo de Instrução Normativa pelo Decipex – Departamento do Ministério da Economia. Mais uma vez, o presidente da Comissão, Jamisson França, prometeu que no início de 2021 estes profissionais deverão finalmente ser enquadrados na folha da União.
O Sintero tem levantado em todas as reuniões, o caso dos professores que foram contratados como leigos, pois na avaliação do sindicato, caso a situação desses profissionais não seja resolvida, estes servidores aposentados serão duramente prejudicados, pois muitos deles possuem o contrato original como leigos.
Outra situação discutida foi a promessa de regulamentação do Art. 29, da Lei 13.681. Porém, o Sintero ressalta que esse Artigo se refere aos servidores oriundos de empresas estatais, o que não é o caso dos trabalhadores em educação.
O Sintero continua atento às questões sobre o assunto, cobrando do Governo Federal a efetivação da Transposição dos servidores do Estado. O Sintero informa também que continuará a luta pelo reconhecimento do direito dos servidores de Rondônia, através de suas ações judiciais. Destaca-se que foram ajuizadas pelo sindicato, ações judiciais para todas as situações e especificações da categoria, sendo elas: ação servidores aposentados ou pensionistas; ação do retroativo à Emenda Constitucional Nº 60/2009; ação dos servidores contratados entre 16/03/1987 e 31/12/1991; ação dos professores denominados “leigos” – escolaridade; ação dos servidores municipais contratados até 22/12/1981; ação dos servidores denominados "conveniados"; e ação dos servidores que tiveram “quebra de vínculo”.
E quanto a nós, Professores que ingressamos antes de 15/03/87, que mudamos de regime por concurso e realizamos outro concurso no mesmo cargo e Carreira, sem solução de continuidade, portanto sem quebra de vínculo com o Ente Público. Pois agora temos a nosso favor além da EC 60/2009, a lei 13.681, art. 2º Inc. 9 e Portaria Ministerial nº 8.382/19, art. 6º, parágrafo único, inciso I. ???????
Os servidores contratados até 15/03/1997 e que fizeram concurso para o mesmo cargo possuem direito à Transposição.
Porque tem essa tv sintero ai e nem usam se quer,tem varios meios de comunicacao,Tambem eziste muitos e muitos pessoas idosas que nem sempre fik sabendo de noticias nenhuma.Sou prova disso
Utilizamos a TV Sintero sempre. Continue acompanhando nosso site.
Deixo aqui minha indiguinacao quanto as informacoes e clareza com respeito os que irao ou ja estao dentro da regulamentacao,ora assinado pelo presidende bolssonaro dia 27 de dezembro passado(salvo engano).Porque muitos servidores estao desinformados com relacao essas noticias.Na minha opiniao,pagamos todos os meses essa contribuicao que no final de todo mes da um montante de milhoes.
Todas as atualizações sobre o assunto estão no site. Continue acompanhando.
Quero que o Sintero coloque o nome dos professores leigos . Porque quero saber se meu nome consta como leiga .
O Sintero não é responsável pelo enquadramento dos servidores. Quem analisa e denomina é a CEEXT. Toda semana, publicamos a Ata com o nome dos servidores que foram ou não deferidos. Continue acompanhando nosso site.