Voltar 16 de Outubro de 2013

Prestação de contas do Sintero é aprovada por unanimidade

Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (24/04) em Porto Velho com a particpação de delegações de todo o Estado, os trabalhadores em educação filiados ao Sintero aprovaram por unanimidade a prestação de contas do sindicato referente ao exercício de 2012.

Prevista no Estatuto do Sintero, a assembleia de prestação de contas é ordinária e deve ser realizada até o final do mês de abril em qualquer município.

A cada ano a assembleia é realizada na sede de alguma Regional como forma de conferir maior transparência e permitir a participação dos filiados de todo o Estado.

Neste ano a assembleia foi realizada em Porto Velho com um número expressivo de filiados tanto da Capital quanto do interior.

A assembleia, realizada na Sede Social do Sintero, foi aberta pelo presidente do sindicato, Manoel Rodrigues da Silva, que explicou a dinâmica dos trabalhos.

Em seguida a Secretária de Finanças do Sintero, Rosana Gomes Nepomuceno Reis, fez uma explanação sobre os trabalhos da pasta, bem como sobre a seriedade e transparência com que os recursos da entidade são tratados, e leu o relatório do Conselho Fiscal.

Ela explicou que a arrecadação do Sintero é formada pela mensalidade paga pelos filiados, que são trabalhadores em educação estaduais, municipais e federais do ex-território.

Conforme previsto no Estatuto, parte da arrecadação é distribuída entre as Regionais de acordo com a quantidade de filiados, enquanto que outra parte é destinada à manutenção da Sede Administrativa, à manutenção da Sede Social, bem como ao pagamento de despesas com as lutas, a exemplo de caravanas, de materiais e de estrutura para asa mobilizações.

Segundo Rosana Reis, mensalmente é feita a prestação de contas parcial, e periodicamente os membros do Conselho Fiscal se reúnem para analisar as receitas, os gastos e a documentação que comprova as receitas e as despesas.

Na sequência a assessoria contábil do Sintero apresentou o relatório e explicou cada item. Segundo o contador, todos os documentos (notas e recibos) que comprovam cada item, permanecem no Sintero à disposição de qualquer filiado para verificação a qualquer momento.

Feitas as explicações, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, abriu espaço para que os filiados pudessem fazer questionamentos ou pedissem algum esclarecimento. Uma filiada de Guajará-Mirim quis saber como são divididas as contas para pagamento das ações. Foi explicado que para cada ação judicial a ser paga é aberta uma conta bancária específica, cujos recursos, quando liberados pela Justiça são destinados especificamente ao pagamento daquela ação, não podendo ser utilizados para outras despesas. E após o pagamento da referida ação aos servidores beneficiados, é feita uma prestação de contas específica à Justiça que determinou o pagamento.

Sem que houvesse mais questionamentos a prestação de contas foi submetida à votação e foi aprovada por unanimidade.

No final da assembleia, o presidente Manoel Rodrigues destacou a transparênca com que o Sintero é administrado e reiterou que as contas, embora aprovadas, permanecem à disposição de qualquer filiado que tiver alguma dúvida.