A reunião do Sistema Diretivo do Sintero, composto pela Direção Executiva, Regionais e pelo Conselho Fiscal, acontece em Porto Velho, nos dias 04 e 05 de fevereiro com o objetivo de discutir e apontar estratégias de lutas em defesa dos trabalhadores em educação no ano de 2020.
A reunião foi aberta pela presidente do Sintero, Lionilda Simão, que deu boas-vindas a todos e falou sobre os principais pontos a serem deliberados na reunião, tais como: informes gerais, funcionamento da Sede Social do Sintero, estratégias de lutas para 2020, Fundeb, Piso do Magistério, Reforma da Previdência no Estado, Transposição, entre outros assuntos.
O principal destaque da reunião do Sistema Diretivo é o Plano de Valorização do triênio 2018-2019-2020, que foi votado e aprovado pela categoria durante reunião em todas as Regionais. Outro ponto é o calendário de mobilizações de 2020, que inclui mobilizações em defesa do Fundeb permanente.
“Este é um momento de extrema importância para o sindicato, pois discutiremos estratégias de luta para alcançarmos nossos objetivos em favor dos direitos e interesses dos trabalhadores em educação”, disse a presidente do Sintero, Lionilda Simão.
Gostaria de saber se este ano vocês do sintero, vai dar uma olhadinha com mais carinho para nós técnicos. se o nosso piso vai sair ou só vai ficar na conversa.
Essa é uma das principais lutas do Sintero, ressaltadas em todas as audiências com o Governo Estadual e Municipal. No entanto, ainda não fomos atendidos.
Maranhão e salve engano o Pará já implantaram o piso nacional. Será que até dezembro de 2020 iremos conseguir aqui em Rondônia? Nestes governos só se consegue resultados em calendário previsto através de greve. Unidos venceremos!
Até o momento, o Governo de Rondônia não manifestou interesse em discutir sobre a questão.