Previsto no artigo 9º do Estatuto do Sintero, o Congresso é destinado a analisar a situação específica da categoria e a situação política, econômica e social do Estado e do país, bem como definir a linha de ação do Sindicato e as suas relações intersindicais, além de fixar o seu plano de lutas.
O 14º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação terá como tema: Formação + Salário Digno + Valorização Profissional = Escola de Qualidade, e deverá discutir, também, outros assuntos inerentes ao cotidiano dos profissionais da educação, como violência nas escolas, currículo escolar, o avanço da tecnologia e sua aplicação no processo educacional, bem como as lutas da categoria por seus direitos.
A diretoria do Sintero destaca a realização do congresso como um dos eventos mais importantes do Estado para a discussão de temas relacionados à educação. Por isso é importante que os trabalhadores em educação de todo o Estado se envolvam nas discussões que sempre visam à busca de soluções para as diversas questões.
O congresso será realizado para 400 delegados que devem ser eleitos nas assembleias a serem realizadas pelas Regionais. O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, incentiva os trabalhadores em educação de todos os municípios a participarem das assembleias de suas respectivas Regionais e a se inscreverem para compor as delegações.
“É importante que a base participe do congresso, principalmente aqueles trabalhadores que nunca participaram. Precisamos ampliar as discussões para que os temas em pauta cheguem à atividade fim, que é o processo educativo”, disse Manoel Rodrigues.
Fonte: Assessoria