Reitegração dos 10 mil servidores de Rondônia demitidos em 2000

O processo de reitegração dos 10 mil servidores demitidos em 2000 foi um dos maiores processos do Estado de Rondônia. Não só fisicamente (como pode se perceber pelo tamanho da petição inicial) como também em termos históricos, jurídicos e políticos.

Em janeiro de 2000, o então Governador José de Abreu Bianco demitiu sumariamente 10 mil servidores públicos, gerando a maior comoção social do nosso Estado de Rondônia. Milhares de famílias perderam sua única fonte de renda, pois a demissão ocorreu sem pagamento de absolutamente nenhum valor a título de indenização.

Entre desespero, suicídio e fome, um Mandado de Segurança gigantesco era a fonte de esperança desses servidores, e foi confiada ao  escritório Hélio Vieira & Zênia Cernov essa luta.

O Mandado de Segurança foi indeferido em primeira instância e remetido ao STJ em grau de recurso. No meio de um grande número de teses, em uma petição inicial de mais de 100 laudas, estava a tese de que esses servidores não tiveram o inafastável direito de defesa mediante processo administrativo, no qual pudessem defender a legalidade de suas contratações.

Na véspera da data do julgamento do Recurso no STJ, quando o Hélio estava no aeroporto indo pra Brasília, encontrou um livro que narrava a história de Jesus Cristo, e lhe chamou atenção a sentença que o condenou, após a acusação de "promover tumultos por toda a Galiléia, afirmando ser o filho de Deus".

Ao entregar memoriais e fazer a sustentação oral perante o STJ, o Hélio Vieira citou a sentença e insistiu na tese do direito de defesa. Afirmou que a condenação de Jesus foi o maior erro cometido pela humanidade, mas ainda assim, a Ele foi dado direto de defesa mediante um processo.  Mas àqueles 10 mil demitidos, sequer uma única oportunidade de se defenderem tinha sido concedida, antes da demissão.

O Recurso foi provido  e o STJ decidiu por readmitir os servidores até que lhes fosse paga  indenização devida. Após o término do julgamento, o Ministro Fernando Gonçalves chamou o Hélinho em seu Gabinete, contou que ia votar contrário à reintegração e que mudou o voto após aquela linda história, que o comoveu. Perguntou se essa sentença realmente existia, e nesse momento o Hélio deu o livro de presente ao Ministro.

Em abril de 2003 esses servidores retornaram ao serviço público mediante um acordo assinado com o então Governador Ivo Cassol.

As circunstâncias fáticas e jurídicas que envolveram a demissão e a reintegração desses servidores são tantas que mereceriam um livro inteiro. Impossível colocar 1% de tudo em um post.

Mas por ocasião da Semana Santa, vale aqui o registro dessa parte importante e decisiva, que veio de uma incontestável intervenção Divina.

Zênia Cernov

• Maria Noelise Freitas de Sá
    06 de Maio de 2024

Eu também fui demitida e nunca voltei. Entrei com vários pedido de reintegração. Entrei 22 06 88.

• Auriene Bernadete
    19 de Abril de 2024

Será que ainda posso ser reintegrada?

• Cicero Félix de figueiredo
    18 de Outubro de 2021

O governo de Rondônia pagou o iperon retroativo dos funcionários demitidos por Bianco e readimitido pelo governo Cassol

• Anisia gaudioso pinto
    15 de Julho de 2021

Eu também estava no meio desses 10 mil demitidos em 2000, mas no final de 2001, fui reintegrada, mas me indeferiram na transposição, mas tenho fé no advogado dos advogados que ainda vou conseguir.

• Ademir Antonio de Oliveira Alencar
    14 de Julho de 2021

Doutores: Hélio e Zênia Cernov. Também, era um desses 10 mil funcionários demitidos injustamente pelo Governo Bianco. Eu quero agradecer aos Causídicos, pelo empenho e fé no nosso Deus todo Poderoso, de que a vitória, seria certa. Que Deus continue abençoando e iluminando os dois Causídicos.

• TANIA MARIA LUBIANA SATILHO
    13 de Julho de 2021

Dentre os 10.000 mil, lá estava meu nome, graça ao empenho do dr.Helio e do sindicato fui reintegrada depois de três anos. Quanto a transposição perdi as esperanças.

• Jose Claudio
    12 de Julho de 2021

Eu estava entre os 10.000, não retornei e nem recebi direito algum.

• Ione de Andrade Messias
    11 de Julho de 2021

Cara drª Zênia, eu já era sabedora desse epísódio com o Dr. Hélio. E cabe a mim mais uma vez, agradecer imensamente a DEUS por ter iluminado o dr Hélio naquele momento; ( um dos momentos + difíceis da minha vida - eu era uma dos 10.000 ) Meu sentimento será sempre de gratidão ao Dr.Hélio e ao ESPÍRITO SANTO que o conduziu .

• Vilma Rodrigues dos Santos
    10 de Julho de 2021

Que história emocionante jesus foi o advogado do advogado ??

• Juscelino pereira Pinheiro
    10 de Julho de 2021

Esse foi um grande erro do ex-governador. Ato que prejudicou a vida de milhares de funcionários e seus familiares. Não podemos esquecer esse momento negativo da história do estado! Parabéns ao escritório do Dr. Hélio e ao sindicato que sempre acreditaram na Vitória! Vitória essa que veio em dobro com a transposição. Amém!

• Maria Socorro de Andrade Theodoro
    10 de Julho de 2021

Dentre esses 10 mil funcionários, lá estava meu nome para muito sofrimento, três anos depois voltamos sem direito à nada à não ser ao trabalho, "Graças à Deus ". Gostaria de saber se não vou entrar na transposição pois à algum tempo fui para Porto Velho levar todos documentos que solicitaram!