Experiências, ideias e resultados foram apresentados pela Secretaria de Imprensa de Divulgação-SID/SINTERO durante o Coletivo de Comunicação da CNTE. O evento aconteceu em BrasÃlia e contou com representantes das secretarias de imprensa e divulgação de sindicatos de todo o paÃs.
O Coletivo de Comunicação da CNTE aconteceu em fevereiro e o evento proporcionou, além da troca de experiências entre os/as representantes dos sindicatos de todo o paÃs, um momento de aperfeiçoamento e alinhamento da visão quanto a comunicação sindical.
Além de discutir e planejar as ações de comunicação para fortalecer o diálogo com as bases sindicais, o evento proporcionou um espaço para reflexão sobre o papel da comunicação na construção da identidade sindical. Entre os pontos de reflexão e orientação estão:
Durante o encontro, o SINTERO, por meio da SID apresentou - relatórios e infográficos - o que tem sido implantado pela comunicação por meio de novas estratégias. A meta da SID - comunicar de forma assertiva com a classe as lutas firmadas pelo sindicato - também foi destacado durante a fala da represente da pasta, Profa. Dra. Luciana Basilio.
Transparência sempre
Durante o evento, foi destacado pelo Coletivo de Comunicação da CNTE a importância da transparência, atualização constante e diversificação de estratégias para fortalecer a comunicação sindical, buscando um diálogo efetivo com a base e a sociedade.
Os dirigentes, durante o Coletivo, expressaram solidariedade ao povo palestino, registrando o momento em vÃdeos e fotos para divulgação nas redes sociais. O evento ainda prestou homenagem à educadora, sindicalista e militante Raquel Guizone, rebatizando a edição como "Coletivo de Comunicação Raquel Guizone".
Encaminhamentos
Como resultado dos debates realizados nos dias de Coletivo, foram apontados os seguintes encaminhamentos:
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID/SINTERO