Relatório da Secretaria de Imprensa e Divulgação do SINTERO tem destaque no Coletivo de Comunicação da CNTE em Brasília

Secretarias de imprensa e divulgação de sindicatos de todo o país participaram do evento.

Foto: cnte.org.br/divulgação

Experiências, ideias e resultados foram apresentados pela Secretaria de Imprensa de Divulgação-SID/SINTERO durante o Coletivo de Comunicação da CNTE. O evento aconteceu em Brasília e contou com representantes das secretarias de imprensa e divulgação de sindicatos de todo o país.

O Coletivo de Comunicação da CNTE aconteceu em fevereiro e o evento proporcionou, além da troca de experiências entre os/as representantes dos sindicatos de todo o país, um momento de aperfeiçoamento e alinhamento da visão quanto a comunicação sindical.

Além de discutir e planejar as ações de comunicação para fortalecer o diálogo com as bases sindicais, o evento proporcionou um espaço para reflexão sobre o papel da comunicação na construção da identidade sindical. Entre os pontos de reflexão e orientação estão:

• Evitar a personificação na comunicação sindical;
  • Importância de manter os sites sindicais atualizados como fontes confiáveis de informação;
  • Relevância das redes sociais;
  • Criar estratégias de diálogo com a parcela da base que não utiliza essas plataformas digitais.

Durante o encontro, o SINTERO, por meio da SID apresentou - relatórios e infográficos - o que tem sido implantado pela comunicação por meio de novas estratégias. A meta da SID - comunicar de forma assertiva com a classe as lutas firmadas pelo sindicato - também foi destacado durante a fala da represente da pasta, Profa. Dra. Luciana Basilio.

Transparência sempre

Durante o evento, foi destacado pelo Coletivo de Comunicação da CNTE a importância da transparência, atualização constante e diversificação de estratégias para fortalecer a comunicação sindical, buscando um diálogo efetivo com a base e a sociedade.

Os dirigentes, durante o Coletivo, expressaram solidariedade ao povo palestino, registrando o momento em vídeos e fotos para divulgação nas redes sociais. O evento ainda prestou homenagem à educadora, sindicalista e militante Raquel Guizone, rebatizando a edição como "Coletivo de Comunicação Raquel Guizone".

Encaminhamentos

Como resultado dos debates realizados nos dias de Coletivo, foram apontados os seguintes encaminhamentos:

• Apoiar todas as iniciativas que combatam políticas conservadoras no campo educacional;
  • Engajar entidades do meio educacional/sindical na pauta legislativa de interesse da classe trabalhadora;
  • Fomentar atividades culturais com grupos locais como eixo de mobilização e formação;
  • Fomentar nas redes sociais a política da cultura de paz nas escolas;
  • Fomentar a produção de matérias jornalísticas que pautem a democracia ou a falta dela nas escolas;
  • Dar destaque a candidaturas progressistas comprometidas com a defesa da educação pública nos estado e municípios;
  • Fazer um mapeamento para identificar os políticos que são inimigos da educação, para ser usado como instrumento no período eleitoral;
  • Engajar nas frentes junto a luta para regulamentação das plataformas digitais;
  • Levantamento local das rádios e TVs comunitárias para parceria com as redes de comunicação das entidades;
  • Buscar forjar parceria nos estados e municípios com os jornais Brasil de fato e Brasil Popular;
  • Fomentar o envio de informações das entidades para o “Giro nos Estado” da CNTE;
  • Engajamento nas redes da CNTE pelas direções sindicais; e
  • Fomentar a realização de encontros, seminários e oficinas sobre comunicação sindical.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID/SINTERO