Representante da Educação é eleita para compor o Conselho de Administração do Iperon

A candidata da Educação, professora Márcia Cristina dos Santos, foi eleita nesta sexta-feira (21/07) para compor o Conselho Administrativo do Iperon. A candidata foi a mais votada pelos servidores e servidoras da ativa obtendo o total de 1.029 votos e pela primeira vez a Educação terá uma representação junto ao Conselho.

A eleição ocorreu de forma online nos dias 20 e 21 de julho. Anteriormente, a eleição seria apenas realizada no dia 20, mas em virtude de problemas na plataforma e dificuldade de acesso aos servidores/as teve que ser estendida.

De acordo com o Iperon, a eleição contabilizou 5.687 votos válidos de servidores/as ativos/as, aposentados/as e pensionistas. Segundo a legislação, os três primeiros eleitos representantes dos servidores/as ativos/as terão direito ao mandato de três anos e os demais terão direito ao mandato de dois anos.

Os servidores ativos eleitos para o Conselho são: Márcia Cristina dos Santos, Mauro Roberto da Silva, Israel Santos Borges, Ana Cláudia Mesquita de Araújo, Marcelo de Freitas Oliveira e Emílio Marcio de Albuquerque. Já os representantes do aposentados são: Mauro Bianchin e Silnei Batista Figueira.

O Conselho de Administração atua como órgão responsável pela definição das diretrizes gerais relativas à gestão de ativos e passivos dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS e pelo acompanhamento de sua execução pela Diretoria Executiva, composta pelo presidente e diretores do Instituto. Entre as atribuições do conselheiro de Administração estão: aprovar propostas da política de investimentos; participar, acompanhar e avaliar a gestão econômica e financeira dos recursos dos fundos previdenciários; aprovar plano de ação anual ou planejamento estratégico, assim como o código de ética e política corporativa de segurança da informação; acompanhar metas financeiras e atuariais, entre outras atribuições.

"Quero agradecer a todos que votaram e contribuíram para que eu fosse eleita neste processo democrático. Me comprometo em atuar arduamente em prol de todos os servidores e servidoras públicos, em especial em favor dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, categoria na qual faço parte”, disse Márcia Cristina.

• Janio Vicente
    01 de Agosto de 2023

Porquê é descontado o Iperon de servidores aposentados?

Sintero
    Resposta do Sintero
    16 de Agosto de 2023

Infelizmente isso é a consequência da Reforma da Previdência aprovada pelos deputados estaduais.

• Isaias ESCUDERO
    28 de Julho de 2023