Nos dias 1 e 2 de agosto, BrasÃlia sediou a Plenária Nacional da Cúpula dos Povos Rumo à COP30, evento que reuniu mais de 100 movimentos sociais e representantes da sociedade civil para discutir e lançar a Carta PolÃtica da Cúpula dos Povos. O encontro, realizado na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), contou com a participação de Rosa Negra, diretora da Secretaria de Gênero e Etnia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia, SINTERO.
O principal objetivo da reunião foi estruturar a participação organizada da sociedade civil na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém, Pará. A Cúpula dos Povos visa unir redes, organizações e movimentos sociais em torno das questões climáticas e dos direitos dos povos, propondo uma agenda comum de ações e incidência polÃtica.
Rosa Negra destacou que a plenária representou um momento muito importante para reafirmação as bandeiras de luta e mobilização em defesa de um futuro mais justo e sustentável. “É essencial que os trabalhadores da educação estejam engajados nesse processo, pois a educação é uma ferramenta fundamental na construção de uma consciência ambiental e social”, afirma.
A plenária finalizou com a apresentação e aprovação da Carta de PrincÃpios, que será utilizada para mobilizar a sociedade em torno da Cúpula dos Povos. A carta preliminar foi entregue a representantes do governo, incluindo membros do Itamaraty, Secretaria-Geral da Presidência da República e Ministério das Cidades. Este documento busca articular nacional e internacionalmente as questões climáticas associadas aos direitos dos povos.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID/SINTERO