Voltar 27 de Outubro de 2016

Rondônia participa do Encontro da Rede de Mulheres da Internacional da Educação para América Latina

Entre os dias 26 a 28 de outubro, acontece em São Paulo/SP, o Encontro da Rede de Mulheres da Internacional da Educação para América Latina (IEAL), que reúne trabalhadoras da Educação das regiões Cone Sul e Andina. A CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação é parceira da IEAL para a realização das atividades da Rede e conta com uma delegação de 66 representantes de 18 sindicatos afiliados presentes no evento que irá debater a participação política das mulheres a partir da atuação sindical no continente.
As trabalhadoras em educação de Rondônia são representadas pela secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Rosenilda Ferreira de Souza Silva; pela secretária Geral, Francisca Diniz de Melo Martins; e pela secretária de Assuntos Educacionais e diretora executiva da CNTE, Claudir Mata Magalhães de Sales.
No primeiro dia de evento a programação foi dedicada a análise de conjuntura de toda América Latina para embasar os debates que se seguirão durante o Encontro. Cada país representado (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai) trouxe um panorama de sua realidade quanto aos avanços na implementação de políticas públicas para as mulheres e pela igualdade de gênero.
As seguintes entidades filiadas da CNTE estão participando: SINTEGO/GO, AFUSE/SP, APP/PR, SINPRO/DF, CPERS/RS, SINTESE/SE, SINDIPEMA/SE, SINTERO/RO, SINPROESEMMA/MA, SAE/DF, SINTE-SC, APLB/BA, Sind-UTE/MG, FETEMS/MS, SINTEPE/PE, SINTER/RR, APEOESP/SP, SINDIUPES/ES.
27 de outubro de 2016
09h: “Caracterização da conjuntura regional e impacto para os trabalhadores”
09h30: Trabalho em grupo
11h30: Apresentação dos grupos
12h30: Intervalo para almoço
14h: “Os impactos da violência de gênero no mundo do trabalho”
15h: Debate
16h: Apresentação da pesquisa “Influência Sindical nas Políticas Públicas para a igualdade: desafios sindicais nas Políticas Públicas”
17h: Debate
28 de outubro de 2016
09h: Resgate dos trabalhos do dia anterior
09h30: Exposição sobre os resultados de avaliação da RED (2005-2015) e linhas de ação
10h: Trabalho:
a) Quais são os conteúdos das PoIíticas Públicas de Igualdade?
b) Como os sindicatos devem atuar na luta pela igualdade (des) igualdade de gênero neste momento?
12h: Debate sobre o tema
13h: Questionário da IEAL