Porto Velho recebe, no período de 19 a 21 de agosto, representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE e de sindicatos de trabalhadores em educação de praticamente todos os Estados, no 7º Encontro Nacional de Projetos DST/AIDS.
A finalidade é discutir e elaborar programas de orientação e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS nas escolas e na comunidade.
A abertura do encontro aconteceu às 9 horas da manhã no auditório do Hotel Accordes, na BR 364, em Porto Velho, com a saudação aos presentes, e com uma rápida explanação pela Secretária Geral da CNTE, Marta Vanelli; pelo Secretário de Formação do Sintero, João Ramão Zarate; pelas diretoras da CNTE Fátima Silva e Selene Barbosa; e pela representante da SEDUC, Maria Inês.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, justificou sua ausência no evento devido ao cumprimento de agenda de assembleias no interior do Estado. Ele enviou a todos os participantes uma mensagem de boas vindas e de agradecimento pela escolha de Rondônia como sede do encontro.
Além do Secretário de Formação, participaram do encontro diretores de quase todas as Regionais do Sintero e formadores da Escola de Formação Sindical Chico Mendes, da CUT.
Após a abertura, iniciaram-se os trabalhos com uma intervenção sobre a realidade das políticas de saúde pública para DST/AIDS em Rondônia.
De acordo com a programação, será exibido um filme sobre pessoas que convivem com o vírus HIV, e uma palestra sobre os desafios da política de combate à AIDS.
Até quinta-feira serão realizadas outras palestras, debates, oficinas e elaboradas propostas para a atuação em programas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS.
Fonte: Assessoria