Rondônia tem representantes no encontro de Educação Indígena, em Manaus

De grande importância para a expansão da educação multicultural na nossa região, o encontro internacional sobre educação indígena, que acontece em Manaus, tem a participação de uma delegação rondoniense.

Além da professora Claudir Mata, ex-presidente do Sintero, que participa como Diretora Executiva da CNTE, representam Rondônia no evento a Secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Abilene Sales Borges, e a professora de educação indígena, Aline Rodrigues Melo.

O evento, denominado de IV Reunião Regional "Educação Pública e Povos Indígenas", é uma realização da CNTE e da Internacional da Educação para América Latina (IEAL), e acontece em Manaus/AM, entre os dias 28 e 30 de abril.

As reuniões anteriores aconteceram na Guatemala, Bolívia e Peru, sempre com o objetivo de reunir as lideranças sindicais latinoamericanas para, a partir da reflexão sobre o tema, seus avanços e desafios, fortalecer a capacidade sindical na elaboração de políticas de defesa da educação pública para os povos indígenas.

Uma das bandeiras defendidas desde o início dos trabalhos da IEAL nesse tema é a educação multicultural e poliglota como um direito não só dos povos indígenas, mas de todos e todas. Assim, esse é um dos vetores para os debates que acontecerão durante os trabalhos que contribuem para a construção de uma pedagogia intercultural e libertadora.

Este encontro em Manaus conta com a participação dos diretores da CNTE: Fátima Silva, Marta Vanelli, Claudir Mata, Rosana Nascimento e Lirani Maria Franco. Também estão representadas oito (8) entidades afiliadas: SINTEAM/AM, SINTEAC/AC, SINTER/RR, SINTERO/RO, SINTEPP/PA, SINSEPEAP/AP, SINTEP/MT e FETEMS/MS. E, além do Brasil como país anfitrião, estão presentes: Argentina, Bolívia, Bruxelas, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Paraguai e Peru.

Segunda-feira 28 de abril de 2014:

09:00 Abertura dos trabalhos.

10:00 Apresentação dos/das participantes e metodología da atividade.

10:30 Apresentação do processo regional desenvolvido no período entre a I e a IV Reunião Latinoamericana.

11:00 Apresentação do trabalho realizado por entidade e por país.

14:00-18:00 Exposição por país das políticas conduzidas pelo Estado.

Terça-feira 29 de abril de 2014:

08:30 A política da IE para educação das populações indígenas/acordos internacionais. Rebeca Sevilla

09:30-16:15 Problemas e desafios da educação nas populações indígenas: apresentação dos casos do Brasil, Bolívia, Peru, Argentina, Paraguai, Chile, Equador, Costa Rica e Guatemala.

16:15-18:00 Balanço e desafíos atuais diante da educação das populações indígenas. Dr. Juan Arancibia

Quarta-feira 30 de abril del 2014:

08:00 Áreas de trabalho a serem desenvolvidas pelas entidades. Dr. Juan Arancibia

08:30 Definição de um plano de trabalho por entidade e por país.

10:15 Apresentação dos planos de trabalho por país.

12:00 Encerramento dos trabalhos.