Voltar 14 de Novembro de 2024

Secretaria de Gênero e Etnia fortalece a luta antirracista em Brasília durante o Novembro Negro

Eventos reforçam o compromisso do SINTERO com a educação antirracista e a igualdade racial

O Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO), representado pela diretora da Secretaria de Gênero e Etnia, Rosa Negra, participou de uma série de atividades do Novembro Negro em Brasília, com foco na luta antirracista e na promoção da igualdade racial na educação.

No dia 11 de novembro, Rosa Negra foi debatedora na Jornada da Igualdade Racial, onde discutiu o tema “Do Direito à Educação”, destacando a necessidade de uma educação pública que valorize e respeite as questões étnico-raciais, tornando as escolas mais inclusivas e justas para todas e todos.

Ela participou da reunião do Coletivo de Combate ao Racismo Dalvani Lellis da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), no dia 12 de novembro, onde dirigentes das secretarias de combate ao racismo das entidades filiadas à CNTE se reuniram para um momento de reflexão e partilha de experiências sobre a implementação de um ensino voltado à superação das desigualdades étnico-raciais.

Ainda no dia 12, ela participou do seminário "Conversando sobre Racismo: Entre a Inconsciência das Estruturas e os Sujeitos Conscientes: Onde Estamos? Onde Iremos?", compondo a mesa como Coordenadora Nacional do Movimento Negro Unificado.

Também marcou presença na campanha “Tradições de Matriz Africana Contra o Racismo”, reforçando a importância de reconhecer e valorizar as culturas afro-brasileiras na luta contra a discriminação racial. 

A participação do SINTERO nessas atividades enfatiza o compromisso da entidade com a promoção de uma educação pública antirracista e com a construção de uma sociedade justa e igualitária para todas, todes e todos.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE