Voltar 30 de Dezembro de 2020

Secretário Swamy afronta princípios da gestão democrática nas escolas e não reconhece conquistas da luta dos trabalhadores em educação

Escolha de diretores e vice-diretores de escolas é um dos princípios da gestão democrática

O secretário de Estado da Educação de Rondônia, Swamy Vivecananda Lacerda de Abreu perde mais uma importante oportunidade de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino ao afrontar publicamente a gestão democrática nas escolas e ao tentar minimizar as conquistas alcançadas pelos profissionais da educação através da luta, que às vezes culmina com greve.

Para a Diretoria do Sintero, as declarações do secretário, além de dispensáveis, apenas contribuem para a desmoralização da atual gestão da Seduc, que já conta com diversas trapalhadas e contradições, como os episódios da censura a livros clássicos da literatura e da tabela salarial dos professores, além da falta de transparência na gestão.

Ao proferir declarações inoportunas e inadequadas, o secretário de Estado da Educação ignora, por exemplo, que a gestão democrática possui entre seus princípios a escolha de diretores e vice-diretores de escolas pelos profissionais da educação e pela comunidade escolar, observando critérios como formação, conhecimento e tempo de atuação. Associar a gestão democrática a baixos índices no Ideb ou de aprovação no Enem é tentar ocultar a própria incompetência para gerir a pasta da educação estadual.

O secretário também perdeu oportunidade de falar a verdade quando diz que o Sintero liderou uma greve de 45 dias em 2018 sem resultados para o ensino público e sem benefícios para os trabalhadores. Swamy Vivecananda não disse, no entanto, que a garantia do piso do magistério na carreira dos professores e um valor como base para o salário dos Técnicos Educacionais foram conquistas dos profissionais da educação como resultado da greve. Também se esqueceu de mencionar que essas conquistas, ainda que não representem a valorização merecida pelos trabalhadores, têm reflexo nas demais verbas salariais, como as gratificações.

Durante a pandemia, situação que ainda permanece, os professores fizeram a diferença sem nenhum apoio ou incentivo da Seduc, adaptando a sua atuação tendo que planejar, produzir e oferecer aulas pela internet e atender à comunidade escolar à distância.

O secretário se esforça, sem sucesso, para apresentar inexistentes avanços na educação, mas perdeu a oportunidade de construir uma educação inclusiva no Estado de Rondônia, jogando toda a responsabilidade para os professores.

O ano de 2020 termina sem uma resposta da Seduc aos expedientes do Sintero acerca da destinação das sobras do Fundeb, que em outros Estados e em muitos municípios são revertidas para a melhoria salarial dos profissionais da educação no final do ano, já que as verbas expiram e não podem ser remanejadas para o ano seguinte. O secretário Swamy se nega, inclusive, a divulgar o montante do Fundeb em Rondônia e os valores gastos, bem como sua destinação.

A luta do Sintero na defesa dos trabalhadores em educação é histórica e merece respeito. No entendimento da Diretoria do Sintero, o gestor que desconhece essa luta e as conquistas não merece ocupar o cargo de secretário de Estado da Educação.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, ao demonstrar indignação com as declarações do secretário, disse que a luta dos trabalhadores não vai parar. “Reafirmamos e mantemos o compromisso firmado com a categoria de lutar contra a desvalorização e o menosprezo à educação implantada pela atual gestão da Seduc. Não são declarações desprovidas de conhecimento que vão nos desanimar”, disse Lionilda Simão.


4 Comentários

  • David shockness
    04 de Janeiro de 2021

    gostaria de saber do SINTERO qual a posição sua posição com relação as verbas rescisórias que já se passaram mais de dois anos , no mes de novembro e dezembro de 2020 foram efetuado pagamento de licença premio para vários servidores da Educação que estão na ativa e nós aposentado estamos sendo esquecidos ,quais medida pode ser tomada. aguardo uma resposta com maior brevidade possível

    Sintero
    Resposta do Sintero
    06 de Maio de 2021

    Estamos fazendo solicitação para que todas sejam pagas.

  • Nahun bignati
    01 de Janeiro de 2021

    É isso aí vamos partir pra cima temos que mostrar que educação se faz com responsabilidade e compromisso valeu sintero é nois em 2021 na luta por melhores condições de trabalho e salário.

  • Ozias Porto Pereira
    30 de Dezembro de 2020

    Gestão nesse governo nunca existiu, me inscrevi p o cargo de diretor em uma escola do Cone Sul e era para ser analisado os currículos, mas analizaram foi as postagens no Facebook que os candidatos postavam. Se fosse as postagens criticando o Bozo, já estava excluído automáticamente de concorrer ao cargo.

  • Angela Cutolo
    30 de Dezembro de 2020

    Nós que lutamos por uma Educação de verdade com dedicação fazendo a diferença nas escolas e agora em home office não somos reconhecidos nem tão pouco valorizados, essa gestão como muitas outras só nos deram menosprezo e trabalho, mas a luta continua!

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE