Voltar 13 de Março de 2023

Seduc faz esclarecimentos a respeito das horas extras dos técnicos educacionais


O Sintero esteve nesta segunda-feira (13/03) na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para buscar esclarecimentos sobre as horas extras dos técnicos educacionais. De acordo com informações iniciais, a interpretação do Decreto nº 27.021, de 04 de abril de 2022 gerou preocupação aos profissionais em Educação atingidos pela nova determinação.

Ocorre que, atendendo a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO), a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (SEGEP) solicitou que houvesse uma norma referente ao pagamento de horas extras a todos os servidores públicos do Estado de Rondônia. No documento, foi detalhado a permissão de até duas horas extras, a contar a partir da oitava hora de trabalho.

A confusão foi feita em virtude dos técnicos e técnicas em educação trabalharem 6 horas corridas. Inclusive, a carga horária desses profissionais é descrita no Art.65, § 10, da Lei nº 680/2012 (Plano de Carreira da Categoria). Logo, ao mencionar que as horas extras seriam contadas após as 8h de trabalho foi ocasionado muitos questionamentos.

Em respostas, a secretária em exercício, Débora Lúcia Raposo da Silva, confirmou que no dia 10/03, foi feita uma reunião com os diretores escolares e com os técnicos/as da Coordenadoria Regional de Educação de Porto Velho (CRE), quando foi explanado as disposições do Decreto. Mas, ressaltou que o regime de 6 horas corridas irá continuar normalmente. Sendo assim, apenas os interessados em fazer horas extras terão que escolher entre as seguintes opções:

  • Trabalhar 4 horas + tempo de descanso de 30 minutos obrigatório + 4 horas + 2 horas extras

  • Trabalhar 6 horas + tempo de descanso de 30 minutos obrigatório + 2 horas + 2 horas extras

  • Trabalhar apenas 6 horas corridas sem fazer horas-extras

Reconhecendo as especificidades da Educação, a secretária afirmou que a Seduc está providenciando uma consulta para que seja revisto em Lei a exceção da determinação aos técnicos e técnicas educacionais.

Na reunião, o Sintero sugeriu que a consulta seja solicitada o mais breve possível, uma vez que a comunidade escolar será a principal prejudicada com a nova determinação, podendo tal medida interferir diretamente na qualidade do ensino já que o regime de trabalho de 6 horas corridas não trata-se de privilégio e sim o reconhecimento das particularidades da Educação tais como: necessidade de limpeza nas salas antes e depois do horário de aula; preparação antecipada da merenda escolar nos dois turnos; atendimento na secretaria escolar no horário de almoço aos pais e responsáveis, entre outros.

“Iremos aguardar a consulta feita pela Seduc na expectativa de que nossa reivindicação seja aceita. Se for necessário, o Sintero está à disposição para sugerir a exceção da categoria aos órgãos de controle, pois está claro que eles não conhecem a realidade da escola pública”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.



3 Comentários

  • NEUZA
    16 de Março de 2023

    OUTRO ASSUNTOS SOBRE A PANDEMIA QUE DIZEM QUE NAO VAI CONTAR COMO TEMPO DE SERVIÇO MAS A ESCOLA NAO FICOU FECHEDA EM TEMPO NENHUM, NEM COM .OUVIRAM FALA DE ALUNOS POR EXEMPLO. O ALUNO FOI PRA CASA NO ONLINE MAS OS SERVIDORES DE SECRETARIA ORIENTAÇÃO E DIREÇÃO TODOS NA ESCOLA.

  • NEUZA
    16 de Março de 2023

    Boa tarde. Interessante esta questão HORAS EXTRAS dos aux.adm e pessoal de secretaria em geral, sei que é do saber dos senhores que o pessoal de secretaria estão a maioria em idade de aposentar dos 55 de idade pra la. poucos estão dentro da idade. E o trabalho de secretaria correndo normal,horas extras é bom pois muitos já fazem estes horários ok muitos JA FAZ ESTE HORARIO DEVIDOS A DEMANDA OK

  • Osiel Damasceno Da Silva
    15 de Março de 2023

    Bom dia, trabalho de motorista, trabalho no transporte do professor do ensino médio do campo , saiu todos os dias 5:00 horas da manhã e retorno as 19:00 horas , como vai ficar minha situação?

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE