A direção do Sintero se reuniu na sexta-feira, dia 11/04, com as assessorias técnicas da Seduc e da Superintendência de Administração do Governo do Estado, com a finalidade de reiterar, agora pessoalmente, o conteúdo do ofício encaminhado anteriormente, através do qual, cobra do governo a atualização das progressões por tempo de serviço, o pagamento da Licença Prêmio em pecúnia e a agilização dos processos que tramitam na esfera administrativa, principalmente os que pedem a inplantação de gratificação por escolaridade.
Todos esses benefícios estão previstos na Lei Complementar nº 68 (Estatuto do Servidor Público Estadual de Rondônia) e na Lei Complementar nº 680 (Plano de Carreira dos Trabalhadores em Educação).
Sobre as progressões por tempo de serviço, que prevêm acréscimo de 2% no salário a cada dois anos de trabalho, a direção do Sintero ressaltou que aproximadamente 18 mil trabalhadores em educação possuem pelo menos uma atualização a ser feita. Muitos desses profissionais já possuem duas progressões atrasadas, o que vai significar um acréscimo de 4% no salário, com efeito retroativo à data em que a progressão deveria ter sido atualizada.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, disse aos técnicos que também é importante agilizar a tramitação dos processos administrativos dos servidores que têm direito a gratificações previstas na lei, como a gratificação de escolaridade.
Na mesma reunião, os diretores do Sintero cobraram dos técnicos o pagamento da Licença Prêmio em pecúnia, uma promessa do governador Confúcio Moura e um direito dos trabalhadores em educação, que não vem sendo respeitado.
Manoel Rodrigues disse que os técnicos da Seduc e da Superintendência de Administração confirmaram que já estão trabalhando nos levantamentos necessários à atualização das progressões, bem como no estudo do impacto financeiro. Eles prometeram uma resposta às reivindicações até o dia 6 de maio.
Além do presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, participaram da reunião Nereu Klosinski (Secretário de Assuntos Jurídicos), José Augusto Neto (Secretário de Imprensa) e Lodeilson Fernandes (diretor da Regional Norte).
Fonte: Assessoria