Voltar 15 de Outubro de 2015

Seguro pecúlio descontado no contracheque não é obrigatório

O seguro pecúlio, descontado no contracheque de alguns servidores públicos estaduais sob a identificação “Verba 6027” ou “Verba 6007” é um seguro de vida comum, o mesmo tipo de seguro que é oferecido pelos bancos ou por qualquer seguradora. Esse seguro não é obrigatório e o servidor que quiser contratar deve fazer a adesão junto à seguradora credenciada pelo Iperon. Já o servidor que quiser cancelar o seguro deve comunicar à seguradora, sabendo que o valor já pago não é restituído.

Até novembro de 2011 o próprio Iperon administrava esse seguro, que era chamado de “Seguro Pecúlio Iperon”. A partir de 01/12/2011, o estipulante desse seguro passou a ser a empresa “Minas Brasil Clube de Seguros”, identificada pelo CNPJ 18.221.101/0001-58, que opera no mercado através da ZURICH.

De acordo com a operadora, o seguro identificado como “Verba 6027” paga até 30 vezes o valor do salário do servidor, limitado ao valor de R$ 300 mil, nas coberturas por morte, invalidez parcial ou total por acidente e assistência funeral familiar de R$ 3 mil estendida automaticamente ao cônjuge e aos filhos de até 24 anos de idade.

A contribuição, de 1,84% do salário para o seguro “6027” e de 1,74% para o seguro “6007” é descontada sobre o vencimento básico e demais gratificações, exceto o Auxílio Transporte.

Em contato com a direção do Sintero, a seguradora informou que os servidores que já possuem o seguro precisam fazer a regularização, preenchendo um formulário. A empresa atende pelos telefones 08007291400 e 3229.9968, ou diretamente no escritório localizado na Av. 7 de Setembro nº 2.481, Bairro Nossa Senhora das Graças, em Porto Velho.

• Maria Renilda
    25 de Abril de 2024

Faz anos que desconta esse seguro pecúlio, nunca contratei, e não sei como fazer para parar de descontar

• Maria do Socorro Barros Galvão
    23 de Maio de 2022

Segundo me informaram essa seguradora não existe mais, acho uma falta de respeito continuar descontando . Não quero mais que continuem a descontar, portanto, gostaria de saber o que devo fazer para cancelar isso.

20 de Junho de 2022

Leia: https://sintero.org.br/noticias/geral/seguro-vg-peculio-seguradora-disponibiliza-certificados-individuais/2917

• Janete Benta Machado Muniz
    24 de Outubro de 2019

Também não autorizei adesão e muito menos cancelamento. Como pago desde o ano de 1997, considero que nesse caso, é melhor continuar,mas só no inicio deste ano, percebi que, não estava descontando e desde então, entro em contato com um tal escritório em Porto Velho e nada se resolve. Falei com diretora do Sintero, (Reg. Mata) foi a mesma coisa. Agora aposentada, sinto-me um peixe fora d'água.

• Irani Mendes Marangon
    25 de Abril de 2019

Olá boa tarde, Eu não autorizei e nem fiz regularização, não preenchi formulário nenhum, então tem que parar de descontar no nosso contra-cheque. Essa empresa tá usando de má fé conosco. tem servidores aqui da minha cidade que está requerendo pela morte do conjugê e não consegue receber, se quiser receber tem que dar 20% para o advogado, então Sintero nos ajude. Sou de Presidente Médici-RO