Voltar 16 de Outubro de 2013

Sindicatos de servidores estaduais se unem e apresentam pauta conjunta de reivindicações

Reunidos na manhã de hoje (27/02) no auditório do Sinjur, em Porto Velho, os presidentes e diretores dos principais sindicatos de servidores públicos estaduais definiram uma pauta de reivindicações comum a todas as categorias, a ser apresentada nesta quinta-feira, dia 28/02, à MENP – Mesa de Negociação Permanente, e diretamente ao governador Confúcio Moura.

A pauta contém itens que atendem a reivindicações comuns a todas as categorias de servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, como um realinhamento geral de salários de 10%, auxílio transporte para os servidores do interior que ainda não recebem o benefício, aumento do valor do auxílio saúde de R$ 150,00 para R$ 200,00, auxílio saúde para os aposentados e auxílio alimentação aos que ainda não recebem.

De acordo com os sindicalistas, as reivindicações a serem apresentadas são uma síntese das principais carências dos servidores públicos estaduais, verificadas nas reuniões das categorias, nas assembleias, e no contato direto com os trabalhadores em seus locais de trabalho.

A partir do protocolo da pauta na MENP e junto ao Gabinete do Governador, os sindicatos fixarão um prazo para uma resposta. No dia 20 de março os sindicalistas voltarão a se reunir para avaliar a eventual resposta. Se não for satisfatória, poderão convocar todas as categorias para iniciar uma grande mobilização em todo o Estado. Caso a pauta não seja atendida, não está descartada uma greve geral no serviço público estadual com a participação de todas as categorias.

Participaram da reunião presidentes e diretores do Sindsaúde, Sintero, Sinsepol, Sinjur, Sindler, Sinsempro, Singeperon, Simporo, Sinsdet e associações de policiais militares.