Sindicatos discutem estratégias de luta em favor dos trabalhadores em educação de Candeias

O Sintero, representado pela secretária de assuntos Municipais, Luciana Basilio e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Município de Candeias do Jamari (Sintemucaja), Jean da Silva Dourado, reuniram-se nesta terça-feira (05/04), para dialogar e construir estratégias de luta em favor dos trabalhadores e trabalhadoras em educação do município de Candeias.

A principal reivindicação dos sindicatos refere-se ao cumprimento da Lei n° 11.738/2008, que trata do Piso do Magistério. Em 2022, o Ministério da Educação (MEC), definiu que o reajuste do Piso é de 33,24%. Entretanto, desde o anúncio feito no mês de janeiro pelo Governo Federal, não houve manifestação por parte da Prefeitura do município.

Além disso, também comentou-se sobre a situação dos técnicos e técnicos educacionais, que são tão fundamentais para as escolas quanto os professores, mas que não são beneficiados com políticas de valorização há tempos.

Na reunião, os representantes sindicais firmaram parceria e comprometeram-se em atuar em conjunto para assegurar avanços para a categoria.

“Ambas as entidades sindicais possuem o mesmo propósito, ou seja, garantir que os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em educação sejam respeitados. Portanto, esperamos que através dessa união, possamos avançar com nossa pauta de reivindicação”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.