Líderes sindicais de várias categorias de servidores públicos estaduais de Rondônia voltam a se reunir nesta terça-feira, dia 17/08/2021, para mais uma rodada de discussões sobre as consequências negativas da proposta de reforma da previdência em trâmite na Assembleia Legislativa.
Na última quinta-feira, 12/08, em reunião realizada no auditório do Sindafisco, representantes do Sintero, Sindsaúde, Sintraer, Sinjur, Sintec, Sinder, Sindicontas, Sinpec, Sinprof e do próprio Sindafisco decidiram que é preciso agir no sentido de que seja levado à votação no plenário da ALE uma proposta que não cause ainda mais prejuízos às categorias. Para a construção dessa proposta eles vão pedir aos deputados estaduais a realização de audiência pública.
O Sintero foi representado pelos diretores Nereu Klosinski (Secretário de Assuntos Federais) e Márcia Cristina (Secretária de Assuntos Jurídicos), acompanhados da assessoria jurídica do sindicato. Na ocasião foram discutidas a situação do Iperon e dos servidores públicos estaduais, e uma agenda de atividades para os próximos dias.
A presidente do Sintero, Lionilda Simão, que estava em atividade sindical no interior do Estado, disse que os servidores públicos, principalmente os trabalhadores em educação, que possuem os menores salários do Poder Executivo, já são muito castigados por reformas, congelamentos de salários, falta de valorização, e correm o risco de sofrer mais prejuízos se for aprovada a proposta de reforma da previdência apresentada pelo governo do Estado.
“Nós vamos lutar para reduzir as consequências nefastas dessa reforma da previdência, pois os trabalhadores não merecem ser mais prejudicados do que já são”, disse Lionilda Simão.
Márcia Cristina e Nereu Klosinski, representantes do Sintero nessa discussão, já trabalham para apresentar nas próximas reuniões as propostas e sugestões que deverão ser levadas aos debates em audiência pública.
VEJA A PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA ENCAMINHADA PELO GOVERNADOR ABAIXO: