Voltar 02 de Agosto de 2013

Sintero alerta sobre nova modalidade de golpe contra servidores

Uma nova modalidade de golpe contra servidores públicos está preocupando o funcionalismo e exige muita atenção da categoria.

O alerta foi lançado pelo Sintero depois que vários servidores procuraram o sindicato para pedir orientação. Em alguns casos os servidores só procuraram o sindicato somente após terem caído no golpe.

O golpe é aplicado por infratores de fora do Estado de Rondônia e consiste no envio à residência dos servidores, de um suposto aviso de uma assessoria jurídica fictícia, a “Ellos Assessoria Jurídica” com endereço também fictício, em São Paulo.

A correspondência, cujo texto foi elaborado para confundir os servidores, informa de maneira confusa e truncada a suposta existência de uma “ação coletiva cível pública” movida contra uma certa “caixa de pecúlio e pensão do fundo de reserva técnica”, e apresenta um valor a que o servidor teria direito.

Quando o servidor entra em contato para obter informações, a atendente informa que para liberar o dinheiro, é preciso que seja efetuado um depósito urgente, pois se deixar para o outro dia o dinheiro não poderá mais ser liberado.

O Sintero alerta para os muitos detalhes do texto grosseiro e cheio de erros de concordância que caracterizam o golpe.

Primeiro pelo fato de que todas as ações judiciais dos servidores são movidas a partir de assembleias da categoria, com a presença de advogados que explicam as ações e a sua tramitação.

Além disso a correspondência apresenta nomes fictícios de funcionários e falsos advogados, o que explica a ausência do número da inscrição na OAB.

Por último, a principal característica de todos os golpes: a exigência de um pagamento adiantado para só depois ocorrer a liberação do suposto benefício.

O Sintero orienta aos servidores que receberem a tal correspondência para que procurem a polícia e denunciem o golpe.

Os servidores que precisarem obter qualquer informação sobre ações judiciais ou pagamentos, devem procurar diretamente o Sintero, onde terão a informação segura e correta.