Voltar 04 de Maio de 2021

Sintero apoia campanha "Se tem gente com fome, dá de comer!" da Coalizão Negra Por Direitos em Rondônia


O Sintero está apoiando a campanha "Se tem gente com fome, dá de comer" da Coalizão Negra Por Direitos, formada por diversas entidades e grupos ligados ao Movimento Negro Unificado (MNU), que tem como objetivo arrecadar recursos e realizar ações de enfrentamento à fome e à miséria as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social em razão da pandemia da Covid-19.

Além de secretária de Gênero e Etnia, Rosenilda Ferreira de Souza Silva (Rosa Negra) é coordenadora do Movimento Negro Unificado em Rondônia e MNU/RO e visitou nesta quarta-feira (28/04), as famílias que residem na periferia da capital e que estão cadastradas e habilitadas para participar da campanha, onde foram entregues cartão-alimentação no valor de R$ 142,00. A disponibilização do recurso será para aplicação exclusiva de alimentos em alguns supermercados credenciados. 

Para Rosa Negra essa ação é necessária visto que as pessoas que têm fome também têm pressa. A palavra fome voltou a assombrar os brasileiros mais pobres, uma vez que além do recrudescimento da pandemia e do impacto com as quase 4 mil mortes diárias pela Covid-19, há uma tempestade perfeita nesse caos que coloca em risco também sua segurança alimentar de milhares de famílias, tais como: inflação alta, desemprego e ausência do auxílio emergencial com valores justos e que permitam ao menos a compra de uma cesta básica.

O Brasil deixou o chamado Mapa da Fome em 2014 com o amplo alcance do programa Bolsa Família. O estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) baseado em dados de 2001 a 2017 mostrou que, no decorrer de 15 anos, o programa reduziu a pobreza em 15% e a extrema pobreza em 25%. No entanto, o país deve voltar a figurar na geopolítica da miséria no balanço referente ao ano de 2020.

A entrega dos cartões também contou com a participação da presidenta do Sintero, Lionilda Simão. Durante a ação, Lionilda destacou o papel do sindicato em ações humanitárias e de responsabilidade social, ressaltando que a entidade mantém permanente a luta pela implantação de políticas públicas voltadas para proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Lionilda Simão ressaltou que é compromisso de sua gestão intensificar a luta pela ampliação de proteção social e por direitos para todos e todas.

VEJA AS FOTOS ABAIXO:



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE