Voltar 19 de Março de 2024

SINTERO apoia Mobilização dos Trabalhadores da Educação em Defesa de Direitos e contra Projeto de Lei

O SINTERO manifesta apoio à mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação em todo o Brasil, que acontece nesta terça-feira (19/03). Convocados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), sindicatos e entidades de classe realizam uma série de atividades em prol do Pis

Foto:CNTE/divulgação

O SINTERO manifesta apoio à mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação em todo o Brasil, que acontece nesta terça-feira (19/03). Convocados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), sindicatos e entidades de classe realizam uma série de atividades em prol do Piso Salarial Profissional do Magistério, da carreira educacional e do Ensino Médio.

O SINTERO concorda com as pautas levantadas pela CNTE, que destacam a importância do cumprimento da Lei do Piso do Magistério, do reajuste salarial na carreira e da defesa do conteúdo do Projeto de Lei 5.230/2023, enviado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional sobre o Ensino Médio.
A semana de 18 a 22 de março será de grande relevância para a educação básica pública, com debates na Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados sobre o Projeto de Lei 5.230/2023. Nesse sentido, o SINTERO ressalta a importância da união dos trabalhadores/as da educação, organizações sindicais e estudantis contra o substitutivo apresentado pelo Deputado Mendonça Filho (União–PE) ao projeto.

Segundo a CNTE, o substitutivo do relator desconsidera questões essenciais trazidas na proposta do poder executivo, as quais foram resultado de uma consulta pública realizada junto a estudantes, profissionais e especialistas da educação.

O SINTERO endossa as reivindicações da CNTE para o projeto, como a elevação da carga horária da formação geral básica para 2.400h, a oferta obrigatória da língua espanhola no ensino médio, maior articulação entre a formação geral básica e a parte diversificada do currículo, prioridade da oferta integrada de educação técnica profissional ao ensino médio, e a exclusão do notório saber do art. 61 da LDB como forma de qualificar e valorizar a docência.

A mensagem de união e mobilização expressa pela CNTE é compartilhada pelo SINTERO: "Força e luta! Somente com pressão popular conquistaremos nossos direitos!"

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE