Voltar 02 de Outubro de 2020

Sintero apoia movimento Outubro Rosa e defende mais investimentos em saúde pública

O Sintero inicia neste mês, a campanha em apoio ao movimento mundial denominado Outubro Rosa, que visa chamar atenção para as crescentes estimativas de casos e para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. O sindicato também reforça a necessidade de maior investimentos na saúde pública, de modo que seja garantido que mais mulheres tenham acesso aos exames e ao tratamento de saúde aquedado e de qualidade.

Comemorado anualmente, o movimento faz alusão à cor do laço rosa que simboliza mundialmente, a luta contra o câncer e estimula a participação popular da sociedade. Em 2019, o Brasil registrou quase 60 mil novos casos, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em Rondônia a taxa de incidência foi de 30,79, representando um número elevado e criando um sinal de alerta.

De acordo com o Inca, o autoexame é indispensável para um diagnóstico precoce. A prática consiste em tocar e observar a região pelo menos uma vez por mês em busca de qualquer alteração. Quanto ao exame de mamografia de rastreamento da doença, este deve ser feito pelo menos uma vez por ano pelas mulheres de 50 a 69, neste exame, é possível identificar o câncer mesmo antes da pessoa manifestar algum sintoma, ou seja, pode detectar os nódulos muitos pequenos que não podem ser sentidos no autoexame. Logo, a paciente pode iniciar o tratamento muito mais rápido e aumentar suas chances de recuperação.

Os dados do Inca revelam ainda que 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados quando são adotados hábitos como: praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar; evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

O objetivo do movimento não se limita a discutir sobre o tema somente no mês de outubro, mas espera-se que neste período haja potencialização do conhecimento sobre o assunto tendo em vista sua importância e gravidade. Mais uma vez, o Sintero destaca que o diagnóstico tardio continua sendo o maior inimigo da cura da doença em pacientes.

O Sintero além de defender os direitos e interesses dos trabalhadores em educação, luta para que todas as mulheres possam ter acesso às ações voltadas para a prevenção e o tratamento do câncer de mama. Por isso, solicita as autoridades municipais, estaduais e federais para que atuem com mais responsabilidade e ofereçam melhores condições aos que precisam enfrentar essa doença.

PREVINA-SE!

• FRANCISCA JAIDE DA SILVA
    16 de Maio de 2023

Professor com câncer tem direito a redução de carga horária sem perca salarial?