O Sintero tem atuado com representantes na Comissão de Gestão do Plano, para garantir a efetiva liberação do maior número possível de servidores, que desejam realizar o processo de formação continuada, cursando mestrado e/ou doutorado. Nos últimos dois anos, 55 servidores tiveram seus respectivos pedidos deferidos.
O Sintero ressalta que tem acompanhado os trabalhos da Comissão, tendo membros ativos nas discussões. Além disso, tem manifestado voto favorável sempre que os profissionais do Magistério têm solicitado as liberações. Também tem atuado para garantir que o afastamento seja remunerado, como se os profissionais tivessem em sala de aula, obedecendo à legislação vigente.
O Sintero ressalta que são deferidos pela Comissão 100% dos processos de servidores que desejam fazer cursos na área da Educação. Sendo assim, salienta que tem lutado para que os profissionais se aperfeiçoem, com intuito de que o aprimoramento seja colocado em prática na Rede Pública de Ensino e, assim, seja proporcionado uma Educação de qualidade aos estudantes rondonienses.
Veja a lista dos servidores que tiveram seus requerimentos deferidos, abaixo: