Sintero busca esclarecimentos sobre a veracidade do documento que anuncia pagamento do Piso no mês de junho

O Sintero tomou conhecimento nesta quinta-feira (04/06), sobre o documento que circula na web, possivelmente assinado por representantes do Governo, em que é anunciado que o Piso Salarial do Magistério será atualizado no mês de junho com retroativo a janeiro, conforme determina Lei Federal 11.738/2008. O sindicato comunica que a notícia não foi oficializada até o momento e que protocolará um documento ainda nesta quinta-feira, buscando a veracidade da informação.

Destaca-se que a implantação do Piso Salarial do Magistério em Rondônia é resultado da luta do Sintero, garantida através da greve de 2018, que teve duração de 45 dias, no qual foi assegurada a Lei 4.248/2018, que dispõe sobre o vencimento inicial dos profissionais do Magistério de Rondônia. Posteriormente, também como resultado da luta dos trabalhadores em educação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 31/2019, que acrescenta os incisos I e II ao artigo 82 da Lei Complementar nº 680/2012, possibilitando que o reajuste anual do Piso ocorra todos os anos no mês de janeiro, seguindo o valor estabelecido pelo MEC (Ministério da Educação).

Em 2020, o valor do vencimento inicial dos profissionais do magistério, com jornada de 40 horas semanais é de R$2.886,24, representando um aumento de 12,84% em relação ao ano passado. Desde janeiro, o Sintero tem pedido constantemente para que a atualização ocorresse respeitando as determinações da Lei Federal 11.738/2008, no entanto, não obteve sucesso.

Ressalta-se ainda, que o sindicato também tem solicitado incansavelmente, que o Governo de Rondônia conceda reajuste salarial para os técnicos educacionais no mesmo percentual aplicado ao Piso do Magistério. Entretanto, a reivindicação do sindicato não foi atendida e nem sequer houve manifestação por parte da Administração Pública.

O Sintero reforça novamente que está atuando para verificar se a informação procede ou não, e solicita que os trabalhadores em educação continuem aguardando, pois novas informações serão oficializadas pelo site e redes sociais da entidade.

VEJA OS OFÍCIOS ENCAMINHADOS PELO SINTERO ABAIXO:

• Marcone da Silva
    13 de Junho de 2020

Eu e mais de 2.000 professores, readaptados, do Estado queremos saber o andamento do processo que esta tramitando na justiça estadual, sobre a gratificação de sala de aulas. Até o momento não vi nenhuma manifestação do sindicato a respeito. Peço desculpa pelo desvio do assunto, mas que é pertinente, já que se trata de assunto relacionado aos nossos ganhos, já definido pelo STF. Aguardo resposta.

• Fernanda Abadia
    12 de Junho de 2020

É difícil um Desgoverno que ñao recebe o sindicato para dar respostas à nossa categoria. O secretário de Educação ñ recebe ou responde os documentos? Que bagunça é essa ? Kd o MP/ RO e a transparência ?

• Olga Bonfim
    10 de Junho de 2020

O governo deveria informar o sintero em primeira mão. Deveria respeitar o sindicato, uma vez que esta sempre lutando pelos direitos dos servidores.

• Olga Bonfim
    10 de Junho de 2020

Falta de respeito com os servidores. Como que aparece um documento que precisa verificar se é falso ou verdadeiro. Parecendo aquele do reajuste, depois disseram que tava errado. Vai vendo....

• Renato Barbosa Belo
    09 de Junho de 2020

O sintero tem alguma resposta da veracidade do piso ser pago agora em junho? Hoje são 09/06/20.

10 de Junho de 2020

O Sintero está aguardando, desde o dia 04/06, uma posição e esclarecimento da Seduc. Entretanto, não obtivemos respostas até o momento. Assim que houver confirmação ou não sobre o pagamento do Piso, divulgaremos no site da entidade.

• Paulo Barbalho de LIma
    09 de Junho de 2020

O Sindicato (Sintero) já obteve alguma resposta se o Piso do Professor sairá mesmo esse mês de junho?

• Débora
    09 de Junho de 2020

Gostaria de saber se vocês já tem um posicionamento sobre o documento, até pelo fato que a folha vai fechar.

• FAGNER ZAN BARBOSA
    08 de Junho de 2020

Eai, não responderam ainda?

• Ivã
    08 de Junho de 2020

Nenhuma resposta ainda? Estamos ansiosos. E que seja verídica a notícia.

• Sther Braga
    08 de Junho de 2020

Muito bem! Está a cumprir o seu compromisso com seus filiados.

• VILSON REIS RIBEIRO
    08 de Junho de 2020

Esta chateado mi mimi porque o governo não mandou avisar pra vcs è

10 de Junho de 2020

O Sintero é o representante dos trabalhadores em educação no Estado.

• Maria Bernadete
    05 de Junho de 2020

Só o pessoal de apóio que nunca tem novidades, pelo contrário fazem é tirar

10 de Junho de 2020

O Sintero luta para que haja reajuste salarial aos técnicos educacionais no mesmo percentual aplicado ao Piso do Magistério, ou seja, 12,84%. No entanto, nossa reivindicação não foi atendida e nem sequer houve manifestação por parte do Governo. Porém, continuaremos firmes da luta!

• Rogerio Faria Prado
    05 de Junho de 2020

enquanto isso, o salário dos técnicos andam casa vez mais defasado.

• Roger
    05 de Junho de 2020

Bom dia, como dito na matéria acima o DESGOVERNO ta nem aí para os Técnicos Educacionais, então vamos cruzar os braços e fundar um SINDICATO PRÓPRIO para nos representar, pois ou faz a correção do piso salarial para os professores e também repassa o percentual para os Técnicos, ou nada feito, mas como sempre DIVIDINDO A CATEGORIA

• Maria Aparecida Xavier Torres
    05 de Junho de 2020

Parabéns ao SINTERO,esperamos que tal preocupação seja estentida tbm aos aposentados. Bom trabalho.