Nesta segunda-feira, 19 de maio, o SINTERO se reuniu com o superintendente estadual de Gestão de Pessoas, Silvio Luiz, para tratar de uma preocupação levantada após a informação de que o Governo de Rondônia não teria realizado corretamente o cadastro de servidores e servidoras no eSocial, sistema do Governo Federal que reúne dados trabalhistas, previdenciários e fiscais.
Estiveram presentes na reunião a presidenta do SINTERO, o secretário-geral, o Secretário de Funcionários de Escola e Ricardo Cruz, profissional especializado no eSocial.
Durante o encontro, Ricardo explicou que a SEGEP está enviando os dados normalmente ao sistema federal. Ele esclareceu também que as informações sobre a contribuição previdenciária de servidoras e servidores com contratos temporários não são enviadas individualmente, mas em grupos, por meio de lotes.
Diante disso, o SINTERO orienta que, caso alguma servidora ou servidor com contrato temporário tenha direitos negados, como o auxílio-doença, devem procurar o sindicato o quanto antes para que a situação seja verificada individualmente e encaminhada à SEGEP para regularização.
Outro ponto abordado na reunião foi o pagamento do abono salarial do PASEP, previsto para ocorrer em outubro. A SEGEP afirmou que está tomando todas as providências para garantir o envio das informações dentro do prazo estabelecido pelo Governo Federal, 20 de junho, a fim de assegurar o recebimento do benefício por todas e todos que têm direito.
O SINTERO segue acompanhando o andamento dessas ações e se mantém à disposição da categoria para prestar apoio e orientações necessárias.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID