Voltar 10 de Setembro de 2014

Sintero cobra da Seduc soluções para trabalhadores em educação e escolas do interior

A diretoria do Sintero cumpre nesta semana mais uma etapa do cronograma de visitas, reuniões e assembleias no interior do Estado, visitando os municípios da Regional Guaporé.

Na semana passada os diretores do Sintero estiveram nas regionais Apidiá e Cone Sul.

Foram realizadas assembleias em Parecis, Novo Paraíso (distrito de São Felipe), São Felipe, Primavera de Rondônia e Espigão do Oeste, na Regional Apidiá.

Na Regional Cone Sul foram realizadas assembleias em Colorado do Oeste; Planalto São Luiz e Estrela (distritos de Cabixi); Cabixi; Chupinguaia; Pimenteiras; Cerejeiras; Rondolândia, Vitória da União e Alto Guarajús (distritos de Corumbiara); e Corumbiara.

Durante as assembleias, conduzidas pelo presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, que estava acompanhado do Secretário de Imprensa e Divulgação, José Augusto Neto, e das diretorias regionais, os sindicalistas repassaram informações sobre as atividades do sindicato, sobre as ações judiciais, e ouviram as reivindicações da categoria.

Na Regional Apidiá a diretora da Regional Ana Iris Arrais Rolim e a Secretária de Gênero e Etnia, Abilene Sales Borges, também participaram das visitas.

Na Regional Cone Sul as assembleias tiveram a participação dos diretores Regionais Luiz Alberto Paulek e Sandra Veléria de Souza, além do Secretário de Funcionários de Escolas, João Assis da Silva.

Em todas as reuniões a direção do Sintero foi bem recebida, e colheu as reivindicações dos trabalhadores em educação para apresentá-las ao governo.

Reunião com o Secretário de Estado da Educação

De volta a Porto Velho a direção do Sintero imediatamente agendou uma reunião com o secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, oportunidade em que fez um relato das reclamações e reivindicações dos trabalhadores em educação, e cobrou uma solução urgente.

Sobre a falta de transporte escolar no distrito do Rondolândia, onde a escola Colina Verde está há mais de um mês sem aulas, o secretário respondeu que o convênio já foi regularizado e que o transporte escolar deve voltar imediatamente.

Sobre a gratificação de difícil provimento, o secretário explicou que só têm direito a esse benefício os trabalhadores que residem em localidades distantes, de acordo com a Portaria nº 1043/2013, da Seduc.

Os que têm direito e que já solicitaram a gratificação deverão tere os pagamentos efetuados a partir deste mês até o mês de dezembro.

Quanto ao problema da falta de professores e de técnicos administrativos na Escola Disneylândia, no distrito de Alto Guarajús, o secretário explicou que a direção da escola precisa fazer um levantamento dos custos da contratação por tempo determinado, para que o governo providencie a liberação de um recurso adicional do Proafi para que as contratações sejam efetuadas.

Já o problema da escola Marechal Rondon, em Vitória da União, é a falta de transporte escolar para parte dos alunos.

Eles estão deixando de frequentar as aulas, que estão normais para a maioria dos alunos.

Pela lei, esses alunos terão direito à reposição das aulas perdidas.

O secretário de Educação disse que a solução será o pagamento de horas extras aos trabalhadores em educação, que terão que repor as aulas.

A escola Marechal Rondon é nova, mas precisa de revisão na instalação elétrica para suportar os aparelhos de ar condicionado.

Nesse caso, a direção da escola precisa fazer um levantamento do custo do serviço, encaminhar relatório à Seduc, que deverá providenciar os recursos através do Proafi.

COLORADO DO OESTE

PLANALTO SÃO LUIZ