Voltar 26 de Fevereiro de 2022

Sintero comemora 33 anos na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores em educação

Para celebrar os 33 anos da entidade, o Sintero realizou nesta sexta-feira (25/02), uma atividade com quadro reduzido de pessoas presentes em virtude das recomendações de distanciamento social para combate da Covid-19. Além da comemoração alusiva aos 33 anos do Sintero, foi realizada a entrega de prêmios do concurso “Sintero Freireano” e também realizado o lançamento das atividades do março das Mulheres, através do seminário “Perspectivas Políticas Étnico-Raciais, Educacionais e de Gênero”. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal do Youtube e página do Facebook do Sintero.

Inicialmente, a mesa de abertura foi composta pela presidenta do Sintero, Lionilda Simão, pelo assessor especial da reitoria do IFRO, Walace Soares de Oliveira, o formador da Escola Sindical de Formação da CUT, Tácito Chico Mendes e pela secretária de Formação do Sintero, Neira Cláudia Cardoso Figueira. Todos parabenizaram a iniciativa do Sintero e enfatizaram a importância de Paulo Freire para a Educação Pública brasileira. Considerado o patrono da Educação no país, Freire ficou conhecido internacionalmente pela sua teoria de que a educação é o caminho para a emancipação de sujeitos, para que transformem sua realidade por meio da reflexão crítica, entre suas obras mais famosas, estão: “Pedagogia do Oprimido”, “Pedagogia da Esperança”, “Pedagogia da autonomia. Após todas as considerações, foi justificado que 3 dos 4 vencedores não puderam estar presente em razão de problemas na locomoção. Entretanto,os prêmios serão devidamente entregues, conforme determina o edital.

Dando início a celebração dos 33 anos do Sintero, foram convidados a fazer parte da mesa, a presidenta da CUT/RO, Elzilene do Nascimento, o presidente da CTB/RO, Joelson Chaves, a vice-presidente da CTB/RO, Niedja Félix de Santana, a presidenta do Sinprof, Elessandra Reis e a representante do Levante Popular da Juventude de Rondônia, Larissa. Posteriormente, os ex-presidentes do Sintero, que estavam presentes, também foram convidados a integrar a mesa, sendo eles: Nereu José Klosinski, José Wildes de Brito, Claudir Mata Magalhães de Sales e Manoel Rodrigues da Silva. Todos parabenizaram o Sintero pelos 33 anos de atuação em favor dos trabalhadores e trabalhadoras em educação e no envolvimento das pautas sociais. Também relembraram a atuação do sindicato contra os desmontes do serviço público, a precarização da Educação através de propostas e projetos maléficos, as mobilizações na luta pela vida, democracia e por direitos básicos.

A atual presidenta do Sintero, Lionilda Simão, agradeceu a presença de todos e todas,  e comentou sobre os ataques e políticas de desmontes destinados à Educação, que estão cada vez mais em evidência, como o novo ensino médio, homeschooling e a popularização do negacionismo pelos atuais representantes políticos. Além disso, ela destacou os impactos educacionais causados pela pandemia da Covid-19 e, finalizou seu pronunciamento, prestando homenagem a todos os ex-presidentes que contribuíram com a trajetória de luta do Sintero.

O evento finalizou com a abertura do seminário “Perspectivas Políticas Étnico-Raciais, Educacionais e de Gênero”. Além disso, a secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Rosa Negra, convidou a todos para que participem da audiência pública “Pela vida das mulheres, por justiça e segurança eficaz”, que acontecerá no dia 09/03, às 14h30, na Assembleia Legislativa de Rondônia.

“Nesta noite especial, parabenizo todos os filiados e filiadas que acreditam e apoiam nossa entidade. Nos últimos anos, temos sido alvos de ataques de nossos governantes. No entanto, temos resistido em meio a tantas adversidades com união e mobilização e assim sempre será. Nossa conquistas foram asseguradas através da nossa luta. Por isso, renovamos nosso compromisso em respeitar o legado desta entidade”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.