As professoras e professores do municÃpio de Cerejeiras, atendidos pela Regional Cone Sul do SINTERO, alcançaram em 2025, uma série de conquistas significativas que fortalecem a valorização profissional, a progressão na carreira e a flexibilidade da carga horária. As medidas aprovadas representam uma importante vitória da categoria, fruto da mobilização das trabalhadoras, trabalhadores e do trabalho polÃtico e sindical realizado pelo SINTERO.
1. Gratificações por titulação
2. Progressão na carreira
A carreira das professoras e professores foi organizada em 18 referências (Ref-1 a Ref-18), conforme a legislação vigente. A cada passagem de referência, as/os docentes recebem 2% de acréscimo sobre a referência anterior, sendo que a primeira progressão, correspondente à aprovação no estágio probatório, equivale a 3% da remuneração inicial.
3. Flexibilização da carga horária
Um dos principais avanços de 2025 foi a flexibilização da carga horária das professoras e professores da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, garantida pela Lei Municipal nº 3.840/2025, sancionada em 28 de agosto de 2025.
A nova legislação, fruto da luta sindical da Regional Cone Sul, alterou dispositivos da Lei Municipal nº 1.900/2011 e passou a permitir que as/os docentes:
Os pedidos de ampliação ou redução devem ser feitos à Secretaria Municipal de Administração e homologados pelo chefe do Poder Executivo, respeitando o interesse público e a conveniência da administração.
A presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, destacou que as conquistas em Cerejeiras são fruto da persistência da categoria e reforçam a importância da mobilização sindical: “Nem sempre os resultados vêm de forma imediata ou completa, mas cada avanço é fruto de muita luta e articulação polÃtica. As conquistas em Cerejeiras mostram que quando a categoria se mantém unida e organizada, é possÃvel transformar as condições de trabalho e abrir caminho para novas vitórias”, afirmou a presidenta.
Esses avanços representam mais um passo na luta do SINTERO por reconhecimento, melhores condições de trabalho e uma educação pública de qualidade nos municÃpios representados.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID