Voltar 05 de Novembro de 2014

Sintero convoca filiados para eleição nesta quinta-feira

O Sintero convoca os trabalhadores em educação filiados para que participem da eleição da diretoria do sindicato para os próximos três anos, em votação que acontece nesta quinta-feira, dia 06 de novembro, em todo o Estado.

Ao todo são mais de 24.400 filiados aptos a votar, entre profissionais da educação estaduais, federais do ex-território e municipais. Duas chapas se inscreveram para disputar a eleição.

O processo é conduzido por uma Comissão Eleitoral Independente eleita pela categoria em assembleia geral, e supervisionado por representantes de ambas as chapas.

Logo depois da escolha de seus membros a Comissão Eleitoral encaminhou ofício ao Ministério Público do Trabalho informando sobre a abertura do processo eleitoral e solicitando o acompanhamento daquele órgão, com a finalidade de garantir a lisura e a transparência das eleições.

O processo eleitoral segue as regras estabelecidas no Estatuto e no Regimento Eleitoral do Sintero, e nos editais e resoluções baixadas pela Comissão Eleitoral e devidamente publicados.

Nesta terça-feira, dia 04/11, a Comissão Eleitoral promoveu uma reunião com os coordenadores das seções de votação para repassar as orientações quanto aos procedimentos de coleta e apuração do voto.

Cada uma das 204 urnas terá um coordenador indicado pela Comissão Eleitoral e um mesário de cada chapa, podendo ser acompanhada por um fiscal de cada chapa.

A votação será nos locais de trabalho com urnas itinerantes, e urnas fixas na Sede Administrativa do Sintero, em Porto Velho, e nas sedes das Diretorias Regionais, no interior, das 08 horas às 22 horas. Têm direito a votar os trabalhadores em educação da rede oficial filiados ao Sintero há pelo menos 6 meses, que estejam em dia com as mensalidades sindicais.

O presidente da Comissão Eleitoral, Raimundo Bezerra Neves, disse que o processo transcorre dentro da normalidade, com o cumprimento de todos os prazos estabelecidos no Estatuto e no Regimento Eleitoral, e que espera o comparecimento dos filiados às urnas. Para ter validade, a eleição precisa atingir o quórum mínimo de 30% dos filiados.

A apuração dos votos ocorrerá ainda na noite de quinta-feira, logo após o encerramento da votação. De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, a contagem dos votos seguirá ininterruptamente até a apuração final, quando será anunciado o resultado.