Voltar 24 de Abril de 2025

SINTERO dá início à Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública com mobilizações nas escolas

Ação sindical na Escola Brasília envolveu trabalhadoras/es e estudantes na defesa da educação pública

Imagem: Jacson Pessoa

O Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) iniciou, na terça-feira (22), a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública com atividades em escolas das 11 regionais do estado. A mobilização tem como objetivo destacar, em todo o território rondoniense, a importância da escola pública como um direito fundamental e um pilar para a formação cidadã.

Em Porto Velho, a ação foi realizada na Escola Brasília, onde diretores do SINTERO dialogaram com a comunidade escolar. Atividades semelhantes ocorreram nas demais regionais, com a presença de dirigentes sindicais em diferentes unidades escolares para promover conversas com trabalhadoras, trabalhadores e estudantes.

Durante as atividades, foram discutidos temas centrais para o presente e o futuro da educação pública, como as consequências da privatização do ensino, a militarização das escolas, o projeto Escola Sem Partido e a desvalorização das/os profissionais da educação.

Como forma de envolver a comunidade escolar e fortalecer o debate também entre as/os estudantes, foi proposto um concurso de raps e paródias com o tema da semana: “Educação Pública não é negócio. É direito.” A apresentação final da atividade será no dia 5 de maio, quando as produções das/dos estudantes serão apresentadas em um momento de integração e valorização da expressão juvenil.

A mobilização faz parte da campanha nacional coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que reforça o papel da escola pública na promoção da justiça social e no acesso universal ao conhecimento.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE