Sintero debate análise de conjuntura brasileira na primeira reunião do Sistema Diretivo

O Sistema Diretivo do Sintero, formado pela Direção Executiva, Diretorias Regionais e Conselho Fiscal, reúne-se nos dias 30 e 31 de março em Porto Velho. No primeiro dia da atividade será debatido sobre a análise de conjuntura do país após o processo eleitoral que elegeu o atual governo, tanto na parte política quanto educacional.

A mesa de abertura da reunião foi composta pela presidenta do Sintero, Lionilda Simão, a secretária-Geral, Dioneida Castoldi, a presidenta da CUT/RO, Elzilene do Nascimento e a secretária Executiva da CNTE e membro do Conselho Fiscal do Sintero, Claudir Mata Magalhães.

Em seu pronunciamento, Lionilda Simão cumprimentou a todos/as e destacou que a reunião do Sistema Diretivo é essencial para que sejam alinhadas as ações do sindicato em prol dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. Entre as pautas de discussão, ela destaca a valorização da categoria, a "reforma" do Ensino Médio, o Ensino Integral, aumento do índice de violência nas escolas, entre outros.

Claudir Magalhães, responsável por fazer a análise de conjuntura, enfatizou a importância da eleição presidencial para o mundo do trabalho e para os servidores e servidoras públicos. Ela também evidenciou que apesar da classe trabalhadora ser a base de sustentação do atual governo isso não garante que a luta deixe de ser encampada. Pelo contrário, ela destacou que a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) já definiu um calendário de lutas para que retrocessos como a militarização das escolas e a mercantilização da Educação sejam combatidos.

Ao longo dos dois dias de atividades, as Regionais do Sintero irão fazer as ponderações necessárias baseadas nas reivindicações dos profissionais em Educação das suas respectivas localidades. Além disso, a Direção Executiva e Conselho Fiscal farão um balanço das atividades realizadas no último ano. Também serão definidos os encaminhamentos que irão conduzir os próximos passos da luta da categoria.

“A reunião do Sistema Diretivo é indispensável para alinharmos nossas ações em todos os municípios nos quais possuímos representação. A partir do nosso diálogo iremos definir estratégias para garantirmos o atendimento das nossas reivindicações”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.