O Sintero esteve nesta quinta-feira (13/04), na Câmara Municipal de Porto Velho para debater sobre a segurança nas escolas. A audiência foi proposta pelo presidente da Comissão de Educação, vereador Aleks Palitot.
A audiência contou com participação de representantes da Secretaria Geral de Governo (SGG), Ministério Público Estadual de Rondônia (MP-RO), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Conselho Municipal de Educação de Porto Velho (CME) e o vereador Isaque Machado.
O objetivo da audiência foi discutir sobre medidas para reforçar a segurança nos espaços educacionais, principalmente após recentes casos de ameaças e ataques em escolas de todo país. A situação tem gerado pânico em toda a comunidade escolar, que teme pela sua saúde e bem estar.
Na oportunidade, debateu-se sobre a necessidade de reforçar o policiamento em torno das escolas, criação de políticas públicas de prevenção e enfrentamento da violência nos espaços educacionais, acolhimento psicológico e demais ações para garantir a segurança pública.
De acordo com a secretária-geral do Sintero, Dioneida Castoldi, apesar das ações propostas pelas autoridades serem paliativas e de urgência não são capazes de resolver o problema, visto que a segurança pública requer uma série de medidas que perpassam desde o combate às desigualdades sociais até políticas de qualidade de vida para as crianças, jovens e adolescentes com incentivo ao esporte, cultura e lazer.
“É preciso expandir esse diálogo e envolver toda a sociedade, uma vez que o combate à violência se faz com junção de muitas variáveis. De fato, o aumento do efetivo policial nas escolas pode coibir a presença de criminosos e potenciais autores, mas não é capaz de resolver o problema social que estamos vivendo”, disse Dioneida Castoldi, secretária-Geral do Sintero.