Os membros do Sistema Diretivo do Sintero, composto pela Diretoria Executiva, Diretorias Regionais e Conselho Fiscal, reuniram-se nesta sexta-feira (23/07) através da plataforma virtual Zoom para traçar estratégias de luta diante do anúncio de retorno das aulas presenciais na Rede Pública de Ensino. Um dos encaminhamentos definido durante a reunião foi a realização de novas rodadas de assembleias virtuais com os trabalhadores e trabalhadoras em educação.
A presidenta do Sintero Lionilda Simão, comentou sobre as ações organizadas e que vêm sendo realizadas pela Frente Sindical da Educação de Rondônia, na qual o Sintero possui representatividade. Falou sobre o amplo trabalho de fortalecimento na luta para que o retorno presencial aconteça após completa imunização dos trabalhadores/as em educação, com aplicação da 2ª dose ou dose única das vacinas contra a Covid-19 e mediante adequação das estruturas físicas das escolas e adoção de protocolos de biossegurança.
Além de contribuir com a luta da Frente Sindical, o Sintero, por iniciativa própria, conseguiu inclusão para participar das discussões no Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação em Rondônia (GAEPE-RO), onde apresentará a sugestão para que as aulas presenciais tenham início partir do dia 15 de outubro. A data proposta baseia-se na expectativa de que até lá toda a categoria esteja devidamente imunizada, assim como uma maior parcela da sociedade, visto que apenas 36,13% da população do estado recebeu a 1ª dose dos imunizantes até então. Também espera-se que a data oportunize um maior tempo para que o Poder Público estruture e organize as escolas para receber toda a comunidade escolar sem apresentar riscos.
Durante a reunião, a Coordenadora-Geral do Fórum Estadual Popular de Educação de Rondônia (FEPERO), Judith Campos, comentou sobre o planejamento da Conferência Estadual Popular de Educação (Conepe), que tem data de lançamento marcada para o dia 12 de outubro na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO). Ela pediu apoio e comprometimento das Regionais do Sintero na realização das conferências municipais populares de educação (Comape) que devem iniciar a partir do dia 15 de agosto.
Após discutir sobre os itens da pauta, os membros do Sistema Diretivo fizeram um breve pronunciamento. Posteriormente, foi deliberado que a partir do dia 28 de julho, próxima quarta-feira, serão realizadas assembleias virtuais para que a categoria manifeste sua posição diante do retorno presencial e defina em conjunto quais serão os próximos passos.
“Nas assembleias iremos consultar a categoria sobre qual será nossa deliberação diante do retorno das aulas presencias, marcado para o dia 09 de agosto. A partir dos encaminhamentos feitos, colocaremos nossas ações em prática. Por isso, pedimos que todos e todas consultem a programação que será divulgada pelas suas respectivas Regionais e participem das assembleias”, disse Lionida Simão, presidenta do Sintero.