Voltar 24 de Julho de 2021

Sintero define novas rodadas de assembleias virtuais durante reunião do Sistema Diretivo


Os membros do Sistema Diretivo do Sintero, composto pela Diretoria Executiva, Diretorias Regionais e Conselho Fiscal, reuniram-se nesta sexta-feira (23/07) através da plataforma virtual Zoom para traçar estratégias de luta diante do anúncio de retorno das aulas presenciais na Rede Pública de Ensino. Um dos encaminhamentos definido durante a reunião foi a realização de novas rodadas de assembleias virtuais com os trabalhadores e trabalhadoras em educação. 

A presidenta do Sintero Lionilda Simão, comentou sobre as ações organizadas e que vêm sendo realizadas pela Frente Sindical da Educação de Rondônia, na qual o Sintero possui representatividade. Falou sobre o amplo trabalho de fortalecimento na luta para que o retorno presencial aconteça após completa imunização dos trabalhadores/as em educação, com aplicação da 2ª dose ou dose única das vacinas contra a Covid-19 e mediante adequação das estruturas físicas das escolas e adoção de protocolos de biossegurança.   

Além de contribuir com a luta da Frente Sindical, o Sintero,  por iniciativa própria, conseguiu  inclusão  para participar das discussões no Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação em Rondônia (GAEPE-RO), onde apresentará a sugestão para que as aulas presenciais tenham início partir do dia 15 de outubro. A data proposta baseia-se na expectativa de que até lá toda a categoria esteja devidamente imunizada, assim como uma maior parcela da sociedade, visto que apenas 36,13% da população do estado recebeu a 1ª dose dos imunizantes até então. Também espera-se que a data oportunize um maior tempo para que o Poder Público estruture e organize as escolas para receber toda a comunidade escolar sem apresentar riscos.  

Durante a reunião, a Coordenadora-Geral do Fórum Estadual Popular de Educação de Rondônia (FEPERO), Judith Campos, comentou sobre o planejamento da Conferência Estadual Popular de Educação (Conepe), que tem data de lançamento marcada para o dia 12 de outubro na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO). Ela pediu apoio e comprometimento das Regionais do Sintero na realização das conferências municipais populares de educação (Comape) que devem iniciar a partir do dia 15 de agosto.   

Após discutir sobre os itens da pauta, os membros do Sistema Diretivo fizeram um breve pronunciamento. Posteriormente, foi deliberado que a partir do dia 28 de julho, próxima quarta-feira,  serão realizadas assembleias virtuais para que a categoria manifeste sua posição diante do retorno presencial e defina em conjunto quais serão os próximos passos.  

“Nas assembleias iremos consultar a categoria sobre qual será nossa deliberação diante do  retorno das aulas presencias, marcado para o dia 09 de agosto. A partir dos encaminhamentos feitos, colocaremos nossas ações em prática. Por isso, pedimos que todos e todas consultem a programação que será divulgada pelas suas respectivas Regionais e participem das assembleias”, disse Lionida Simão, presidenta do Sintero.   

 

 


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE