Voltar 10 de Março de 2022

Sintero denuncia aumento da violência contra as mulheres em Rondônia durante ato público no dia 08 de março


O Sintero em conjunto com a CUT/RO e demais movimentos sociais de Rondônia promoveu ato público “Pela Vida das Mulheres” neste dia 08 de março, Dia Internacional das Mulheres. A mobilização ocorreu na Praça Marechal Rondon em Porto Velho e as mulheres denunciaram os altos índices de violência no Estado.

De acordo com a secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Rosa Negra, o dia 08 de março é considerado um dia de luta e deve ser utilizado para promover o engajamento da sociedade diante das pautas feministas, em especial as que tratam do fim do machismo e da violência de gênero.

Na oportunidade, Rosa Negra falou sobre os altos índices de violência contra as mulheres no Estado de Rondônia. Dados divulgados pela Polícia Civil revelam que na última operação realizada sobre o tema, intitulada como Operação Resguardo, foram presos mais de 140 agressores de mulheres. Além disso, foram emitidas mais de 340 medidas protetivas para mulheres. A secretária de Gênero e Etnia do Sintero pontou que Rondônia permanece ocupando o ranking dos Estados brasileiros com as maiores taxas de feminicídios e estupros.

Durante o ato Pela Vida das Mulheres foi realizado um café da manhã e um pitstop com a entrega de materiais educativos e orientativos sobre a violência contra as mulheres.

“O Brasil é um dos países que mais matam mulheres. Apesar da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e Lei do Femicídio (Lei nº 13.014/2015) estarem em vigor para amparar as vítimas e penalizar os agressores, observamos que suas aplicações ainda são insuficientes para diminuir essa prática. Pelo contrário, a cada ano que passa, os índices de violência só aumentam. Nesta data, queremos chamar a sociedade para esta luta que deve ser coletiva. Todos juntos pela liberdade, respeito e vida das mulheres! ”, disse Rosa Negra.

 



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE