No dia 12 de maio de 2025, o SINTERO participou de uma reunião com a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) de Porto Velho para tratar de temas importantes para os servidores da educação municipal. Estiveram presentes na reunião o secretário da SEMAD, Antonio Figueiredo de Lima Filho, a presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi e dirigentes da Regional Norte.
Durante o encontro, a SEMAD confirmou que o realinhamento geral de 4,83% será aplicado aos servidores da educação ainda no mês de maio. No mês de junho será pago o percentual para complementar a incorporação do piso nacional do magistério na carreira para professores e professoras. Essa diferença do percentual salarial relacionada ao piso também será extendido as técnicas e técnicos educacionais, no mesmo mês, garantindo a valorização desses profissionais.
Outro ponto discutido foi o pagamento do reflexo das horas extras do adicional de um sexto de férias para professores e professoras dos últimos 5 anos. O secretário confirmou que esses pagamentos também serão incorporados na folha de pagamento do mês de maio, com divulgação da lista posteriormente.
Em relação ao pagamento em pecúnia da licença prêmio, a SEMAD informou que cerca de 300 processos aguardam análise e liberação, porém nesse mês de maio serão pagos R$ 150 mil, considerando o menor para o maior valor dos processos. Os novos processos que chegam já estão sendo direcionados prioritariamente para o gozo das licenças.
A presidenta Dioneida Castoldi ressaltou a importância do diálogo institucional e da cobrança permanente do sindicato: “Nossa atuação é constante na busca pela valorização de todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação. Esses avanços só acontecem porque estamos firmes na luta e atentos a cada detalhe que impacta a vida dos nossos filiados e filiadas.”
O SINTERO seguirá acompanhando de perto o cumprimento dos prazos e compromissos assumidos pela gestão municipal.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID/SINTERO